O Pentágono acusou hoje a Rússia de ter enviado um avião militar para sobrevoar um navio de guerra da Marinha americana que estava em águas internacionais do mar Negro no fim de semana.
Segundo o porta-voz do órgão, Steven Warren, um avião de reconhecimento e ataque Sukhoi Su-24 da Força Aérea russa passou 12 vezes em baixa altitude sobre o destróier USS Donald Cook, que chegou à região na última quinta, 10 de abril.
Warren afirma que o avião russo estava sem mísseis, mas considerou o sobrevoo uma situação condenável. "Essa ação provocativa e pouco profissional da Rússia não condiz com acordos prévios entre nossas tropas", disse.
A Rússia ainda não comentou sobre a passagem do avião pelo navio americano. Mais cedo, a agência de notícias Associated Press afirmou que a aeronave passou a cerca de 900 metros do destróier, a uma altitude de 150 metros, abaixo do padrão internacional.
O navio americano foi enviado à região devido à tensão entre Rússia e Ucrânia. O mar Negro é dominado pela Rússia, em especial em sua área leste. O comando das forças de Moscou fica em Sebastopol, na Crimeia, que se anexou à Rússia após referendo.
A ação pode aumentar a crise diplomática entre Estados Unidos e Rússia. Ontem, a embaixadora americana na ONU, Samantha Power, ameaçou Moscou com novas sanções econômicas por considerar que a Rússia está por trás das revoltas no leste ucraniano.