O ministro da Defesa, Eleuterio Fernández Huidobro, recebeu uma delegação oficial russa, com a qual foram analisadas várias opções financeiras no sentido da possibilidade de se adquirir o treinador avançado Yak-130.

Na reunião, além de reafirmar o interesse da Força Aérea Uruguaia na aquisição da aeronave, foram analisadas as capacidades técnicas do Yak-130. As negociações continuam com varias possibilidade de incorporar a aeronave russa ao inventário Uruguaio.

Já a algum tempo os Uruguaios analisam (há cerca de duas décadas) a substituição  de seus meios de combate que se resumem ao Cessna A-37B Dragonfly e ao (FAdeA) FMA IA -58 Pucará, que em breve deverá ser retirado de operação devido a baixa prontidão operacional das aeronaves. A cada dia tem se tornado mais difícil manter em voo a aeronave argentina. 

Alem dos Yak-130, ja foram objeto de especulação e análise os F-5 suíços, F-5 de estoque da USAF, F-5 do Chile, o JF-17 Thunder, O AT-63 Pampa, O L-15 Chinês, e os Super Tucanos da Embraer.

By Vinna com informações do INFODEFENSA