O ministro da Defesa chinês, Chang Wanquan, se encontrou nesta quinta-feira com o comandante da Marinha iraniana, Habibollah Sayyari, em mais um sinal de que os países estão fortalecendo laços militares. Na visita, Wanquan disse que a China espera "novas cooperações práticas" e o desenvolvimento ininterrupto de vínculos entre os dois Exércitos.
Segundo Wanquan, o Irã sinalizou no encontrou que dá grande importância às relações com o país asiático e que também espera fortalecer as relações militares.
A China tem estabelecido laços com os militares de países rivais aos Estados Unidos, como a Rússia, para tentar reduzir o domínio naval dos norte-americanos na região Ásia-Pacífico. Com o Irã, Pequim também mantém ligações econômicas próximas, apesar do governo chinês participar de esforços internacionais para forçar o parceiro a cooperar com a comunidade global em relação ao seu programa nuclear.
Ainda que evite criar bases permanentes no exterior, a presença ocasional de embarcações no golfo pérsico permite ao país avançar em sua meta de ter uma Marinha capaz de operar longe do litoral da China. Em um exercício de cinco dias no mês passado, um destroier e uma fragata chinesa realizaram atividades com embarcações iranianas.
Navios chineses já participam de patrulhas regulares contra piratas na costa da Somália desde o fim de 2008, algo considerado como uma grande melhora na sua capacidade de atuar em longas distâncias, além de ajudar a proteger o importante oceano que conecta o país às fontes de energia do Oriente Médio.
Fonte: Associated Press - Via Yahoo.