Este é o primeiro dos três aviões de busca de salvamento que a Força Aérea Brasileira receberá nos próximos meses. Produzidos na Espanha pela Airbus CASA, o C-295MP é uma variante do turbo-hélice de transporte C-295 que já equipa a FAB – 12 exemplares substituíram os antigos De Havilland Buffalo canadenses anos atrás.

Na FAB, o novo avião ganhou a designação SC-105 e o primeiro exemplar exibe a matrícula FAB 6550, conforme mostra a imagem acima, que circula nas redes sociais. A aeronave foi flagrada em voos de testes nesta semana e deve estar próxima da entrega para o Brasil. 

Visualmente, ela se diferencia pela pintura em laranja das pontas das asas e estabilizadores além de uma faixa na fuselagem com a inscrição “SAR”, além dos equipamentos necessários para suas missões.

Os três SC-105 serão destinados ao 2º/10º Grupo de Aviação também conhecido como “Esquadrão Pelicano” e que é sediado em Campo Grande (MS). Ele conta com alguns equipamentos especializados na função SAR (Search And Rescue, Busca e Salvamento) como o radar EL/M-2022A localizado no nariz do aparelho e que pode vasculhar até 360 km em terra ou mar. 

Há também sensores ópticos e de infravermelho localizados num radome na parte inferior da fuselagem que ajudam a localizar objetos e pessoas em lugares mais fechados ou em alto-mar. Além disso, há quatro janelas em bolha (duas em cada lateral da fuselagem) destinadas aos tripulantes observadores, que monitoram visualmente o perímetro voado.

De acordo com a FAB, o primeiro SC-105 chegará ao Brasil em junho, conforme dito ao Airway em setembro do ano passado. Além do novo turbo-hélice, a FAB conta ainda com os P-3 Orion e futuramente terá unidades do KC-390 para dividir essa função do ‘Persuader’, nome oficial da aeronave.

Do Airway