Primeira estação espacial construída e lançada ao espaço pela China, a Tiangong-1 cairá sobre a Terra nas próximas semanas. Conforme estimativas da Aerospace Corporation, a espaçonave deve entrar na atmosfera terrestre na primeira semana de abril, com margem de erro para mais ou para menos de uma semana.
— A cada dois dias, algo assim acontece, mas a Tiangong-1 é grande e pesada, então precisamos observar de perto — explicou Jonathan McDowell, astrofísico da Universidade Harvard, ao jornal britânico The Guardian.
Os dados da Agência Espacial Europeia dizem que a queda da Tiangong-1 acontecerá entre 24 de março e 19 de abril, mas o momento exato da  não pode ser previsto. 
A espaçonave chinesa foi lançada em 2011 para mostrar a capacidade do país no ramo espacial. Com 10,5 metros de comprimento, 3,4 metros de diâmetro, e  cerca de 8,5 toneladas, a Tiangong-1 deveria ter sido derrubada em 2013, mas os chineses perderam o controle.
Desde então, a espaçonave ficou vagando pela órbita da Terra, sendo atraída pela força gravitacional.
Segundo a Aerospace Corporation, alguns destroços da espaçonave podem sobreviver à combustão quando entrarem na atmosfera, mas as chances de que uma pessoa seja atingida é muito pequena.
As chances de reentrada são ligeiramente mais elevadas no norte da China, no Oriente Médio, no centro da Itália, no norte da Espanha e nos estados do norte dos Estados Unidos, Nova Zelândia, Tasmânia, partes da América do Sul e África do Sul.
Em janeiro, fragmentos de um foguete com tamanho parecido ao da Tiangong-1 caíram ao norte do lago Titicaca, próximo à fronteira do Peru com a Bolívia. Ninguém ficou ferido.
Do Clicrbs