MiG 29 da Argélia na Russia Antes da entrega


Fonte: Revista Asas

A Argélia solicitou junto ao Governo da Rússia um lote de até 16 jatos multifuncionais de combate Sukhoi Su-30MK, em troca de 15 exemplares do MiG-29 SMT (versão modernizada pela Rússia) que faziam parte de um contrato que terminou no início deste ano. Em março de 2006, a Argélia assinou com a Rosoboronexport (agência estatal russa para exportação de armas) a aquisição de 29 exemplares monoplace do MiG-29 SMT e seis MiG-29UB (biplace). Depois de receber 15 unidades, a Argélia passou a recusar o restante do lote, em maio de 2007, alegando que a Rússia havia repassado uma versão defasada do que havia sido combinado. Na verdade, segundo apurou a reportagem de ASAS, as aeronaves são todas usadas, porém tiveram as suas células estruturais revitalizadas e os sistemas modernizados com a mais avançada aviônica existente para os MiG-29. MiG-29 SMT da Argélia, já modernizado, destacando inclusive a sonda para reabastecimento em vôo.


Acima o Su-30MKA da Argelia Antes da entrega ainda na Russia (observe a estrela vermelha na cauda acima do simbolo Argelino.
Abaixo a representação artistica do caça inicialmente divulgada.

Em outubro do ano passado, a Argélia suspendeu todos os pagamentos e passou a devolver todos os exemplares recebidos. Os aviões, que voltaram para a Rússia em abril passado, serão colocados em serviço na força aérea daquele país depois de uma bateria de testes. A Argélia já possuía em andamento outro contrato para a venda de 28 caças Sukhoi Su-30MKA, que serão entregues até 2010. Até o momento, o país já recebeu seis unidades e, caso a nova negociação seja aceita, o lote adicional de Su-30MKA será entregue a partir de 2011.

Força Aérea da Argelia em Video: