Sonda em órbita registra pouso da Phoenix em Marte

Imagem feita a 760 quilômetros de altura mostra detalhes da descida.
Engenheiros se surpreenderam com o feito da Mars Reconnaissance Orbiter.
Do G1, em São Paulo

A câmera a bordo da sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da Nasa, em órbita de Marte, flagrou o momento da descida da mais nova espaçonave no planeta vermelho: a Phoenix.

A câmera HiRISE conseguiu uma imagem única ao registrar a Phoenix pendurada em seu pára-quedas enquanto se deslocava pela atmosfera marciana. É a primeira vez que uma nave espacial consegue capturar a imagem de outra em um planeta.

Divulgação
Divulgação
No detalhe é possível ver a Phoenix descendo no planeta vermelho (Foto: Divulgação)

Foto: Divulgação
Na imagem colorida, o destaque dos pára-quedas da Phoenix (Foto: Divulgação)

A MRO estava a 760 quilômetros da Phoenix quando voltou suas lentes para ela e capturou a imagem da sonda a apenas 30 metros do chão. Até as cordas do pára-quedas estão visíveis.

Os engenheiros responsáveis pela Phoenix elogiaram e agradeceram os colegas da MRO. "É uma imagem espetacular da Mars Reconnaissance Orbiter, o delírio de um engenheiro. Estava cético sobre a possibilidade de se fazer essa foto. Tiro o chapéu para a equipe da MRO", disse Barry Goldstein, gerente do projeto da Phoenix.

Nasa divulga primeiras imagens da Phoenix na superfície de Marte

Fotografias confirmam sucesso na abertura dos painéis solares.
Começa agora a missão científica da sonda, que deve durar 90 dias.
Salvador Nogueira Do G1, em São Paulo


Cerca de duas horas após o pouso, a Nasa começou a receber -- e divulgar -- as primeiras imagens produzidas pela sonda Phoenix na superfície de Marte. O cenário é um pouco diferente do que os cientistas se acostumaram a ver de outras sondas. Não à toa; é a primeira vez que se pousa tão perto de uma região polar do planeta vermelho.

Foto: Nasa
Primeira imagem do horizonte feita pela sonda Phoenix, em Marte (Foto: Nasa)

Foto: Nasa
Painéis solares abriram com perfeição, e as imagens confirmaram isso (Foto: Nasa)

"Estávamos ansiosos esperando as primeiras imagens", conta Ramon de Paula, engenheiro responsável pela missão no Quartel-General da Nasa. "Todo mundo aqui está contente, mas precisávamos dessas primeiras imagens para ter certeza de que tudo está certo."

E os resultados não desapontaram. Agora é que deve começar a verdadeira diversão para os cientistas envolvidos com o projeto. A Phoenix será capaz de analisar amostras de solo e fará medidas meteorológicas -- tudo com o objetivo de prosseguir montando o quebra-cabeça que é a história marciana.