Charles Lindbergh

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Charles Augustus Lindbergh (Detroit 4 de fevereiro de 1902 - Havaí 26 de agosto de 1974) foi um pioneiro da aviação norte-americano, famoso por ter feito o primeiro vôo solo transatlântico sem escalas em um avião, em 1927. Nascido em 1902 Charles Lindbergh era filho de Charles A. Lindbergh (que fora congressista de 1907 a 1917) e Evangelyne Lodge.Com 18 anos de idade ingressou no curso de engenharia da Universidade de Wisconsin. Dois anos depois , abandona o curso.

Lindbergh partiu do Condado de Nassau, Estado de Nova Iorque, EUA, em direção a Paris, França, em 20 de maio de 1927, tendo pousado na capital francesa no dia seguinte. O avião usado por Lindbergh chamava-se "The Spirit of Saint Louis". O vôo de Lindbergh tomou 33 horas e 31 minutos. O feito de Lindbergh deu a ele o "Prêmio Orteig", de 25 mil dólares, em oferta desde 1919.

Sua chegada a Paris foi triunfal. E a comemoração quase acabou em tragédia. Recebido calorosamente pelos parisienses, o piloto quase foi sufocado pela multidão que aglomerava-se para cumprimenta-lo.

Seu neto, Erik Lindbergh, repetiu a viagem em um avião semelhante ao usado por seu avô Charles, 75 anos depois, em 2002. Lindbergh não foi, porém, o primeiro aviador a fazer um vôo transatlântico, feito que pertence a John Alcock e Arthur Whitten Brown, cujo vôo foi feito em 1919; posteriormente também realizado pelo brasileiro João Ribeiro de Barros em 1927, cerca de um mês antes de Lindbergh, entretanto, ambos os vôos foram feitos por mais de um tripulante, já Lindbergh, foi o pioneiro no vôo solo.

Em 1932, um dos filhos de Lindbergh, Charles Augustus Lindbergh Jr. foi sequestrado e morto. Um suspeito (Bruno Richard Hauptmann) foi preso e acusado pelo crime, tendo sido executado em 1936.

Lindbergh, querendo isolar-se destes traumáticos acontecimentos, mudou-se para a Europa com sua família.

Lindbergh foi acusado de simpatizar com o Nazismo. No final dos anos 30 esteve na Alemanha na companhia de sua esposa, Anne Morrow. Elogiou a tecnologia aeronáutica daquele país. Em 1936 esteve presente na cerimônia de abertura dos Jogos Olimpicos, em Munique ao lado de Adolf Hitler.

Iniciada a II Guerra Mundial defendeu a neutralidade dos Estados Unidos ( pois considerava certa a vitória Nazista ). Por estes motivos grupos antinazistas americanos desconfiavam dele. Após o ataque japonês a Pearl Harbour em Dezembro de 1941 e a conseqüente entrada dos EUA na guerra , ofereceu - se para lutar por seu país. Seus serviços foram recusados. Somente em 1944 foi admitido para o serviço.

Após a II Guerra Mundial, viveu tranquilamente em Connecticut como consultor tanto para o chefe de pessoal da Força Aérea quanto para a Pan American World Airways.

Desde 1957 até a sua morte em 1974, teve um caso com alemã Brigitte Hesshaimer que vivia em uma pequena cidade da Baviera chamada Geretsried (35 km ao sul de Munique). Em 23 de Novembro de 2003, testes de DNA provaram que ele era o pai de seus três filhos: Dyrk (1958), Astrid (1960) e David (1967). Os dois conseguiram manter o affair em segredo, mesmo as crianças não conheciam a verdadeira identidade de seu pai, a quem eles viram quando ele chegou a visita-los uma ou duas vezes por ano usando o apelido, "Careu Kent".

Charles Lindbergh passou seus últimos anos na ilha havaiana de Maui, onde ele morreu de linfoma em 26 de Agosto de 1974.

Charles Lindbergh EM VIDEO: