Evangelho (Lucas 1,39-56)

Sábado, 31 de Maio de 2008
Visitação de Nossa Senhora

39Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42Com um grande grito exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre!" 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45"Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu".
46Maria disse: "A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o temem.
51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre". 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.

Visitação de Nossa Senhora

Visitação de Nossa Senhora A Visitação de Nossa Senhora a sua prima Isabel é uma festa da Igreja em que nos alegramos com a presença de Maria na vida dos cristãos católicos como a Mãe de Jesus Nosso Senhor e nossa Mãe:

"Como me é dado que venha a mim a mãe do meu Senhor?" (Lc 1, 43).

Nós sabemos que Maria nunca foi causa de afastamento da Pessoa de Jesus com relação aos filhos da Igreja, pois dizem os santos marianos, que assim como o Cristo só sabe levar os homens para o Pai, também Maria somente sabe levá-los para Jesus. Por isso proclamamos:

"Tu és bendita mais do que todas as mulheres; bendito é o fruto do teu ventre!" (Lc 1, 42).

"Assim como o ar é sinal de vida no corpo, também ter Maria na alma é sinal de vida espiritual", ensina-nos São Luís Maria. Isto nós reconhecemos como verdade, porque a própria festa de hoje leva-nos a contemplar a ação do Espírito Santo na vida da prima Isabel, e de São João Batista, que ficaram cheios do Espírito Santo diante de Nossa Senhora. Santa Maria se monstrou sempre peregrina, tanto assim que para ir de Belém até a casa da prima percorreu, com Jesus ainda no ventre, cerca de 100 Km. Resultado visível da visitação foi o conhecido Magnificat, rezado por Maria, em que demonstrou quem é o Autor da devoção das multidões para com Ela:

“Minha alma exulta o Senhor e meu espírito se encheu de júbilo por causa de Deus, meu Salvador, porque Ele pôs os olhos sobre a sua humilde serva. Sim, doravante todas as gerações me proclamarão bem-aventurada."