Veja a primeira foto oficial do Novo Gol

Gol, líder de vendas desde 1987, ganhou nova plataforma e desenho esportivo.
O lançamento oficial do modelo será neste domingo (29), na fábrica de São Bernardo (SP).
Denis Freire de Almeida Do G1, em São Paulo

A Volkswagen liberou nesta quarta-feira (25) a primeira foto oficial do Novo Gol, lançamento mais aguardado dos últimos anos. O modelo, que assumiu a liderança do mercado brasileiro em 1987 e já vendeu mais de 5,15 milhões de unidades, passa pela primeira grande reformulação desde 1994.

Naquela época, o hatch abandonou as linhas retas da primeira carroceria, lançada em 1980, e ganhou contornos arredondados que lhe valeram o apelido de “Gol Bola”.

Desde então sofreu pequenas mudanças estéticas, com a adoção de faróis, lanternas e pára-choques redesenhados, além de modificações no painel e materiais de acabamento - que, na mais recente (que está à venda), têm qualidade inferior à anterior.

Foto: Divulgação
Divulgação
Farol com base irregular remete a modelos luxuosos da VW como Passat CC e Tiguan (Foto: Divulgação)

Apesar disso, a cada mudança, a VW adotou a nomenclatura de uma nova geração. Levando-se em conta a estratégia da montadora, o Novo Gol representaria a quinta geração, mas, de fato, é a terceira que apresenta modificações estruturais.

A mudança é total e compreende uma nova plataforma (do Fox) e motores, que passam a ser instalados na transversal (até então, eram longitudinais). Com isso, ocupam menos espaço sob o capô e permitem o melhor aproveitamento da cabine - mais ampla e confortável.

O Novo Gol traz um design que transmite esportividade, além de ser mais espaçoso e potente que o Gol atual. "É um carro completamente novo, robusto, seguro, confiável e versátil como um Gol, mas numa nova plataforma e com muito mais tecnologia", adianta Thomas Schmall, presidente da VW do Brasil.

A grade frontal é comportada, quase que totalmente horizontal, e traz apenas um filete e o logotipo da VW. O desenho é neutro para não “brigar” com os ousados faróis com base irregular que lembram modelos mais elegantes da marca alemã, como o Passat CC e o SUV Tiguan (vendidos no exterior).

Outro detalhe interessante do Novo Gol é o capô que avança sobre os faróis para realçar a agressividade do design. As laterais têm desenho limpo e trazem apenas um vinco acentuado acima das maçanetas, além de um friso de borracha, na cor do veículo, na parte inferior.

Foto: Divulgação
Divulgação
Gol atual deve continuar como modelo de entrada da Volks, em versão despojada (Foto: Divulgação)

Informações não oficiais apontam que o Novo Gol terá duas opções de motor, os VHT 1.0 e 1.6 que equipam o Fox, do qual herda também os respectivos câmbios. Os preços ainda não foram divulgados, mas rumores dão conta de que não haverá reajuste sobre os valores atuais.

O Gol com a carroceria atual deve ser mantido no mercado em uma versão 1.0 despojada para combater o Fiat Palio Fire, o Chevrolet Celta, o Ford Ka e o Peugeot 206. O lançamento oficial do Novo Gol está marcado para domingo (29), na fábrica de São Bernardo do Campo (SP).

Foto: Divulgação
Divulgação
O lançamento oficial do Novo Gol será domingo (29), na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) (Foto: Divulgação)