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Rafael Azevedo está no ramo de reboques há 15 anos: os clientes principais têm motocicletas (Foto: Kid Júnior)

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Oficinade fabricação, após a solda e a finalização do acabamento, é preciso registrá-la junto ao Departamento Estadual de Trânsito, o Detran

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Manutenção do reboque inclui lubrificação dos rolamentos anualmente e revisão da parte elétrica

Conheça os reboques que facilitam o transporte de motos, triciclos e quadriciclos para o seu lazer nas viagens

Para quem curte motos potentes, quadriciclo e automóvel do dia-a-dia ao mesmo tempo, principalmente nos finais de semana, há um equipamento que literalmente os une: o carrinho de reboque, ou “carreta”, como é conhecida no meio. Posto na parte traseira do veículo, acoplado por um engate, o condutor pode levá-la com toda segurança para desfrutar melhor seu lazer, numa praia ou serra.

Assim é o que o assegura o gerente Rafael Azevedo, da JJ Reboques e Engates, que está há mais de quinze anos neste ramo em Fortaleza. Segundo ele, existem vários tipos de carretas. “Há carretas para um quadriciclo, para dois quadriciclos e três quadriciclos. Para os veículos de duas rodas, estes são os mais procurados”, diz. Há ainda carretas para três e seis motos.

Rafael explica que este tipo de material é procurado por pessoas que possuem motos ou quadriciclos e desejam fazer trilhas em lugares que um carro, por exemplo, não passaria, como matas semi-fechadas ou dunas bastante íngremes. “A maioria de nossa clientela é formada por pessoas jovens, que têm no sangue um espírito de aventura”, assegura.

Entretanto, o vendedor ressalta que isso não impede que pessoas maduras, ou seja, com uma idade mais avançada, procurem esse tipo de equipamento. “Há muitos pais de famílias que vêm aqui à procura dessas carretas. Nossos principais clientes são aqueles que possuem motos”, frisa.

Preço

Em termos de vendas, ele declara que a quantidade de unidades vendidas varia a cada mês. “Às vezes, conseguimos levar para o as mãos dos consumidores, uma média de 30 a 40, mensalmente”, diz. O preço para quem quiser ter um é de R$ 2 mil.

Entretanto, para se ter uma, o gerente afirma que é preciso registrá-la junto ao Departamento Estadual de Trânsito, o Detran. Tudo isso para não ter nenhum problema ao encontrar uma blitz. No quesito manutenção, Rafael diz que é necessário fazer as lubrificações dos rolamentos a cada ano, revisar a parte elétrica e usar a corrente de proteção entre o engate e o mesmo. A loja dá dois anos de garantia em suspensão e na parte elétrica. “Entregamos todas elas emplacadas”,diz. Aproveita para fazer o seu comercial: “Nossas carretas são feitas com soldas de última geração”.

JOTA POMPÍLIO
Repórter