http://www.estadao.com.br/fotos/ARIBERT_HEIM_Efe.jpg
Para caça-nazistas, "Doutor Morte" está no Chile ou na Argentina
Da EFE Via G1

O diretor do escritório israelense do Centro Simon Wiesenthal, Efraim Zuroff, disse hoje que existem "vários indícios" da presença do criminoso nazista Aribert Heim, conhecido como "Doutor Morte", em uma região entre a cidade chilena de Puerto Montt e a argentina Bariloche.
Zuroff destacou o apoio do Governo argentino à investigação e anunciou que, na quinta-feira, se reunirá em Buenos Aires com o ministro da Justiça deste país, Aníbal Fernández.
"Já nos reunimos com ele anteriormente e continuaremos analisando os avanços desta investigação. Na verdade, o Governo argentino nos surpreendeu positivamente com seu apoio a esta investigação", disse o famoso historiador e caça-nazistas.
Acompanhado por Sergio Widder, representante para a América Latina do Centro Wiesenthal, Zuroff chegou sexta-feira a Bariloche, no sul da Argentina, após passar três dias no Chile.
O Centro Simon Wiesenthal ofereceu 315.000 euros para quem der pistas do paradeiro de Heim, que hoje estaria com 94 anos.
"Há vários indícios de que (Heim) está vivo e nenhum de que tenha morrido", disse Zuroff, que disse estar "muito otimista" com a possibilidade de encontrar o "Doutor Morte".
A busca pelo responsável da morte de centenas de pessoas no campo de concentração de Mauthausen começou em Puerto Montt, onde vive a filha de Heim, Waltraud Boser, com quem a delegação da organização judaica não estabeleceu contato, disse Widder à Agência Efe na semana passada.
"Assim como a Polícia alemã, que investigou o caso, presumimos que, se alguém da família mantém contato com Heim, esta pessoa é a filha", acrescentou.
"Haverá uma campanha publicitária na mídia impressa do Chile e da Argentina anunciando a operação e a recompensa que está sendo oferecida", declarou Widder.
Heim, que nasceu na Áustria, esteve nos campos de extermínio de Buchenwald, Mauthausen e Sachsenhausen, onde trabalhou como médico. Depois da guerra, foi detido por tropas dos Estados Unidos em um campo de detenção de nazistas, mas acabou solta, mesmo sem ir a julgamento. EFE

http://www.20min.ch/images/content/2/9/4/29460023/1/topelement.jpg
Criminoso de guerra Aribert Heim está vivo, segundo o caça-nazistas Zuroff
Da France Presse Via G1

Várias pistas fazem supor que o criminoso de guerra Aribert Heim, apelidado 'Doutor Morte', está vivo e morando no sul da Argentina ou no Chile, afirmou nesta segunda-feira Efraim Zuroff, o maior caça-nazista do mundo.
"Não há indícios de que esteja morto e, ao contrário, há vários indícios de que pode estar vivo, nesta região", afirmou Zuroff, diretor do Centro Simón Wiesenthal, que busca os genocidas foragidos depois da queda de Adolf Hitler, em 1945.
Falando à imprensa em Bariloche (sudoeste de Buenos Aires), Zuroff considerou importante o fato de que Waltraud Diharce, a filha do criminoso de guerra, viva na cidade chilena de Puerto Montt.
O 'caça-anazistas' disse que ter viajado umas 50 vezes a essas cidades localizadas na zona das cordilheiras e separadas por uma distância de 350 Km.
Bariloche e zonas vizinhas são considerados os maiores santuários de nazistas refugiados depois da queda do Terceiro Reich e o fim da II Guerra Mundial.