http://www.defesanet.com.br/zz/imagens/Fragata-GREENHALGH-(F46).jpg
Diplomacia: Brasil participa de exercício militar dos EUA

Folha de São Paulo

Pela primeira vez, uma embarcação da Marinha brasileira participa de um exercício militar de grupo de ataque norte-americano. Desde segunda, a fragata da classe Greenhalgh F-46 está na "Operation Brimstone" (operação enxofre), realizada até o dia 31 na costa leste, entre a Virgínia e a Flórida.

O exercício reúne 15 mil soldados de quatro países -Brasil, EUA, França e Reino Unido- e junta dois grupos de ataque, o capitaneado pelo porta-aviões "Theodore Roosevelt" e o comandado pelo navio anfíbio "Iwo Jima". Ao final dos exercícios, os dois grupos são considerados "certificados" para combate.

A participação começou no mesmo dia em que o Brasil iniciou sua colaboração em outro exercício militar, a "Operation Red Flag" (operação bandeira vermelha), que acontece desde segunda na base aérea de Nellis, no Estado de Nevada. Descrita pelo Pentágono como "um exercício realista de treinamento de combate", envolve 65 aeronaves, entre elas F5s brasileiros.

A partir de hoje, o ministro Nelson Jobim (Defesa) está nos EUA. Na agenda estão idas à Flórida e à base de Nellis, e conversas com o alto escalão militar.

Embora os dois países realizem exercícios freqüentemente, o convite para a embarcação brasileira integrar o grupo de ataque dos EUA, e não o das forças de oposição, na simulação é encarada nos meios militares brasileiros como deferência importante. (SÉRGIO DÁVILA)