Ministro da Defesa e Comandante da Aeronáutica chegam à Red Flag

Fonte: CECOMSAER - FAB

Após quase cinco horas de vôo, às 22h do dia 24 de julho (2h de 25 de julho, no horário de Brasília) a aeronave do Grupo de Transporte Especial (GTE) pousou na Base Aérea de Nellis com o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, o Comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, o Embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford M. Sobel. A comitiva veio de Miami, Flórida, onde o Comandante da Aeronáutica participou da 18ª Reunião dos Chefes de Forças Aéreas Americanas, em San Antonio, Texas.

A comitiva foi recebida pelo Brigadeiro do Ar Machado, Comandante da FAe 103, pelo Brigadeiro Geneneral Benjamin Bartlett, Diretor de Operações do Comando Central dos EUA, Coronel Kenvin Mc Laughilin, Vice-Comandante do Centro de Guerra da USAF e Dr. Albert Mitchum, Assessor de Política de Relações Internacionais.


O objetivo principal da visita é conhecer a Operação Red Flag, acompanhar o trabalho que está sendo realizado pela FAB e interagir com os militares engajados na missão, no sentido de reconhecer e valorizar a dedicação dos integrantes que aqui vieram representar o Brasil nessa grande Operação da Força Aérea dos Estados Unidos.



Ministro da Defesa e o Comandante da Aeronáutica visitam a Red Flag


Fonte: CECOMSAER - FAB

Para o Ministro Jobim o dia começou cedo com os preparativos para um vôo de quase uma hora em aeronave F16-Fighting Falcon, atendendo a um convite do governo americano, nesta que é uma das prováveis concorrentes do Projeto FX2 que escolherá o novo caça de primeira linha para a FAB.


Durante o início da manhã o Ministro recebeu de técnicos da Força Aérea dos Estados Unidos instruções sobre a operação dos equipamentos individuais e da aeronave, bem como foi submetido a uma avaliação médica em função das características de vôo do F16, sempre acompanhado pelo Capitão John “Slick” Baum, instrutor de vôo do 16th Weapons Squadron e piloto da missão.

Enquanto o Ministro realizava o vôo, o Comandante da Aeronáutica visitou o Threat Training Facilities, que é um Centro onde vários equipamentos aéreos e terrestres, aprisionados de inimigos em guerras passadas e atuais, foram trazidos para estudos das suas características e do grau de ameaça que cada um deles oferece para as forças americanas.

O Ten Brig Ar Saito visitou, também, o United States Air Force Warfare Center, que é a organização da força aérea americana responsável por garantir que as forças desdobradas no mundo estejam bem treinadas e bem equipadas para conduzir operações de combate combinadas.

Ainda antes do regresso do vôo do Ministro, o Comandante da Aeronáutica visitou a sede da Esquadrilha da Fumaça da USAF, os Thunderbirds, que também operam a aeronave F16, onde recebeu um quadro de agradecimento pela visita.

Com a missão cumprida, já no final da manhã, o Capitão “Slick” disse que “o vôo transcorreu com toda a tranqüilidade e que o Ministro chegou a pilotar o F16 por um tempo”. Para o Ministro Jobim, o avião pareceu ser muito rápido, ágil e com percepções de avançada tecnologia, mas para o programa de troca de aeronave da FAB, a transferência de tecnologia tem valor muito maior nessa consideração. “Temos que pensar grande”, disse o ministro.

No início da tarde, em reunião reservada só para os brasileiros, o Ministro da Defesa e o Comandante da Aeronáutica assistiram a uma apresentação do Brig Ar Machado, Comandante da FAe 103, sobre o trabalho realizado para a FAB participar dessa Operação, além de ouvirem as principais percepções sobre como a FAB está inserida nesse cenário de alta tecnologia e de avançada doutrina de emprego do poder aéreo.

Em seguida, conheceram uma avançada ferramenta, cujo emprego é crescente na Força Aérea dos Estados Unidos, que são os UAV, ou aeronaves não-tripuladas, com o Coronel Chris Chambliss, Comandante do 432nd Air Expeditionary Wing. Numa visão de futuro, a USAF crê que missões de alto risco, por exemplo, serão cumpridas por UAV como o Predator, controlado da terra por estações posicionadas a centenas de quilômetros de distância, sem expor a vida de pilotos militares.

Logo depois, um dos principais objetivos da viagem da Comitiva se concretizou quando o houve o encontro das autoridades com os nossos militares nas instalações destinadas à FAB. Foi um momento de agradecimento e homenagem aos militares brasileiros na Red Flag, mas também de descontração, quando o Ministro da Defesa, que é gaúcho, e apesar do calor, tomou chimarrão feito por um dos militares do 1º/ 14º GAV, o Esquadrão Pampa, de Canoas-RS.

Em seguida, o Coronel Greg Neubeck, Comandante da Red Flag, fez uma exposição sobre como funciona a Operação, os recursos tecnológicos para a avaliação do desempenho dos pilotos, o preparo realístico da área de treinamento e deixou clara a surpresa e satisfação de estar trabalhando com os pilotos brasileiros, de quem tem recebido boas informações sobre a conduta nas fases de planejamento e nos vôos propriamente ditos.

Como último evento da visita, os militares brasileiros ofereceram de lembrança um quadro para o Ministro da Defesa e outro para o Comandante da Aeronáutica, onde havia uma foto com todos os integrantes da FAB, em frente ao prédio da Red Flag, segurando a bandeira do nosso país, demonstrando o orgulho de poder estar aqui representando a Força Aérea e a Nação brasileira nesse importante exercício de guerra aérea.

“Quando falei que iria à esta Base Aérea (Nellis), o presidente Lula me disse, tem que ir, não pode deixar de ir”. Com essa palavras o Ministro da Defesa, iniciou seus agradecimentos pelo convite para estar na Red Flag e afirmou ainda que a presença da Força Aérea em um exercício internacional como esse, colabora para a projeção do Brasil na esfera mundial. O Comandante da Aeronáutica, por sua vez, elogiou o esforço de todos e disse que cada um dos integrantes, pelo desempenho já apresentado, é motivo de muito orgulho para o Comando da Aeronáutica.