Alcântara,MA, 22 de agosto de 2003

Fonte: Site Apolo 11

http://www.infuture.ru/filemanager/vls1.jpg

Foguete brasileiro explode na Base de Alcântara, matando 21 de pessoas

Nestas imagens de alta resolução feitas pelo satélite comercial Ikonos, são claros os sinais da destruição da plataforma de lançamentos de Alcântara.

Na primeira imagem, feita no dia 09 de maio de 2001, a plataforma em perfeito estado pode ser vista na parte inferior da imagem.
Na segunda imagem, feita após o acidente, podemos vê-la totalmente destruída. O que chama a atenção nesta imagem é a extensão da destruição nos arredores da estrurura. Reparem a completa destruição da área verde em volta da plataforma.

Alcântara,MA, 23 de agosto de 2003
Ainda são contraditórios os números de mortes divulgadas pela Agência espacial Brasileira (AEB), mas pelo menos 21 pessoas teriam sido vitimadas em consequencia da explosão do VLS (Veículo Lançador de Satélites) ocorrida nesta sexta-feira.
Segundo autoridades ligadas ao Ministério da Defesa, a maioria dos mortos era da cidade paulista de São José dos Campos, onde localizam-se os maiores centros de pesquisa nesta área.

Uma das fotos divulgadas pela imprensa, vista ao lado, foi feita pela esposa do senador José Sarney, minutos após a explosão.

Ainda são desconhecidas as causas da explosão, mas é certa que a mesma ocorreu em um dos quatro propulsores do foguete, de 20 metros de altura.
Devido à importância extratégica e complexidade do lançamento, autoridades ligadas ao projeto não descartam a possibilidade de sabotagem.

Alcântara,MA, 22 de agosto de 2003
Por volta das 13h30 (16h30 UTC) uma explosão ocorrida nos tanques de combustíveis do foguete VLS, de causas ainda desconhecidas, destruiu completamente o artefato e a plataforma de lançamento, matando pelo menos 20 pessoas que trabalhavam no projeto.

Em nota oficial, a Agência Espacial Brasileira - AEB - lamenta o ocorrido e informa que: "Não existem, ainda, elementos suficientes para afirmar quais foram as causas deste acidente. O pessoal técnico já está reunindo os dados necessários para avaliar a situação e já está em andamento a investigação para apurar as prováveis causas do acidente."

O lançamento do VLS - Veículo Lançador de Satélites - deveria acontecer no dia 25 de agosto. No dia 20 de agosto, quarta-feira, iniciou-se a primeira contagem regressiva, com a finalidade de testar a sequência de lançamento.

The image “http://www.aeb.gov.br/imagens/programas/prototipo_vls1.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.

A campanha de lançamento do VLS, denominada Operação São Luis, iniciou-se em 1 de julho e foi planejada para durar até 60 dias, tempo necessário para transportar as partes do lançador de São José dos Campos (SP), realizar a montagem, integração, testes, treinamento da equipes e o lançamento do veículo.

http://epoca.globo.com/edic/280/espaco.jpg

Entre civis e militares, estão envolvidos na operação 80 funcionários do CLA (Centro de lançamento de Alcântara), 110 do CTA (Centro Técnico Aeroespacial) , nove do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) , cinco da Unopar (Universidade Norte do Paraná ) e 31 do Centro de Lançamento Barreira do Inferno (CLBI).