Massa consegue uma vitória

com sabor de volta por cima

em Valência

Fonte: G1

Brasileiro da Ferrari dá a volta por cima após a traumática quebra do motor na Hungria, a três voltas do fim da prova

Agência
Reuters
Massa vence o GP da Europa, disputado em Valência

Após o traumático abandono na Hungria, Felipe Massa conseguiu uma vitória com sabor de volta por cima no GP da Europa de Fórmula 1, disputado no novo circuito de rua de Valência, na Espanha. Com facilidade, o brasileiro largou na pole position, fez a melhor volta e só perdeu a liderança durante a primeira rodada de pit stops. Lewis Hamilton, líder do campeonato, foi o segundo colocado, mas não chegou a ameaçar o domínio do piloto da Ferrari neste domingo.

No entanto, a vitória esteve sob investigação pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA). Um incidente na saída do segundo pit stop de Felipe Massa, quando a Ferrari liberou o brasileiro de forma perigosa e ele dividiu a saída do pit lane com Adrian Sutil, da Force India, causou o problema. No entanto, ele continuou com a vitória e só foi multado em € 10 mil (perto de R$ 24 mil).

Kimi Raikkonen, terceiro colocado na classificação do campeonato, vinha em uma corrida discreta, na quinta posição. Mas o finlandês da Ferrari cometeu um erro em sua segunda parada nos boxes, quando não respeitou o sinal de liberação da equipe e derrubou o mecânico que efetuava o reabastecimento. Uma volta depois, seu motor explodiu na entrada da reta dos boxes e ele abandonou a corrida.

Com sua quarta vitória na temporada 2008, o brasileiro reduziu a vantagem de Hamilton para seis pontos. Massa tem agora 64 contra 70 do inglês. Raikkonen, após a quebra do motor, continua com 57. Ele está 13 atrás do piloto da McLaren e a sete de seu companheiro de Ferrari. A próxima corrida será o GP da Bélgica, disputado no fim de semana do dia 7 de setembro, no circuito de Spa-Francorchamps.


Problema no pit stop quase atrapalha corrida perfeita de Massa

Agência
Massa dominou o GP da Europa desde a largada

Felipe Massa já começou a corrida muito bem. Na pole position, o brasileiro manteve a ponta na primeira curva, enquanto Robert Kubica e Lewis Hamilton quase se tocaram. O inglês manteve a segunda posição, com o polonês em terceiro. Mais atrás, Fernando Alonso era abalroado por Kazuki Nakajima. O espanhol da Renault perdeu o aerofólio traseiro e foi forçado a abandonar a prova.

O brasileiro da Ferrari não teve problemas em abrir pouco mais de quatro segundos para Hamilton antes de sua primeira parada, na 14ª volta. Ele entrou nos boxes duas passagens antes do inglês e manteve a ponta após a primeira rodada de pit stops. Após isso, Massa conseguiu estabelecer um ritmo de corrida muito bom, com voltas sete décimos mais rápidas que as do líder do campeonato.

Antes do segundo pit stop, o brasileiro já tinha dez segundos de vantagem para o rival, mas um problema na segunda parada quase jogou fora a corrida do brasileiro. A Ferrari liberou Massa de forma perigosa e o brasileiro dividiu a saída do pit lane com Adrian Sutil. A FIA investigou o caso e a vitória chegou a estar em risco. Mas a entidade decidiu apenas por multar o vice-líder da temporada.

No entanto, os problemas da Ferrari não pararam por aí. Na segunda parada de Kimi Raikkonen, o finlandês arrancou antes do sinal colocado nos boxes ficar verde e atropelou o mecânico responsável pelo reabastecimento. Ele foi levado ao centro médico, onde nada foi detectado, apenas dores nas costas. O finlandês, contudo, abandonou uma volta depois, com o motor estourado em plena reta.

Hamilton não conseguiu ameaçar o brasileiro, que estabeleceu um bom ritmo de corrida. Após o problema de Raikkonen, Massa ainda se deu ao luxo de diminuir a rotação do motor para evitar um novo abandono. Robert Kubica, por sua vez, era o terceiro, mais de 40 segundos atrás e já não era mais ameaça. O polonês perdeu muito tempo antes da primeira parada, quando um pedaço de outro carro ficou preso em sua asa dianteira.

Heikki Kovalainen, que ganhou a quarta posição na largada, manteve um ritmo constante e chegou nesta mesma posição, sem ameaçar ou ser ameaçado. Jarno Trulli ficou em quinto, seguido por Sebastian Vettel, da STR. O alemão Timo Glock, da Toyota, foi o sétimo e Nico Rosberg, da Williams, completou a lista dos oito primeiros.


The image “http://globoesporte.globo.com/Esportes/foto/0,,15341749-DP,00.jpg” cannot be displayed, because it contains errors.

Resultado do GP da Europa 2008

Melhor volta: Felipe Massa (Ferrari) - 1m38s708

Piloto


Equipe


Tempo


1 F. Massa (BRA) Ferrari 57 voltas em 1h35m32s339
2 L. Hamilton (ING) McLaren a 5s611
3 R. Kubica (POL) BMW Sauber a 37s353
4 H. Kovalainen (FIN) McLaren a 39s703
5 J. Trulli (ITA) Toyota a 50s684
6 S. Vettel (ALE) STR a 52s625
7 T. Glock (ALE) Toyota a 1m07s990
8 N. Rosberg (ALE) Williams a 1m11s457
9 N. Heidfeld (ALE) BMW Sauber a 1m22s177
10 S. Bourdais (FRA) STR a 1m29s794
11 N. Piquet (BRA) Renault a 1m32s717
12 M. Webber (AUS) RBR a 1 volta
13 J. Button (ING) Honda a 1 volta
14 G. Fisichella (ITA) Force India a 1 volta
15 K. Nakajima (JAP) Williams a 1 volta
16 R. Barrichello (BRA) Honda a 1 volta
17 D. Coulthard (ESC) RBR a 1 volta
18 K. Raikkonen (FIN) Ferrari a 11 voltas/motor
19 A. Sutil (ALE) Force India a 15 voltas/acidente
20 F. Alonso (ESP) Renault a 56 voltas/acidente