Evangelho (Lucas 9,7-9)

Naquele tempo, 7o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. 8Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. 9Então Herodes disse: "Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?" E procurava ver Jesus.

São Sérgio

São Sérgio "Contemplando a Santíssima Trindade, vencer a odiosa divisão deste mundo "

Esta frase reflete a alma contemplativa do Santo de hoje, São Sérgio, considerado o "São Bento" da Rússia cristã. Na antiga Rússia o cristianismo penetrou por volta do século IX, sendo Vlademiro, o primeiro príncipe a se converter ao cristianismo, isto em 1010.

A Religião do Cristo esteve sempre na Rússia, ligada mais ao Oriente do que a Roma. Monge Sérgio, tornou-se o grande evangelizador do século XIV, pois através de numerosos mosteiros irradiava a cultura e a verdadeira fé.

Após deixar o declínio da vida monástica na Rússia, Sergio experimentou, com seu irmão, a construção, numa floresta virgem, de uma capela dedicada a Santíssima Trindade, devoção desconhecida naquele povo.

O irmão não agüentou, mas com firmeza e santidade, o Santo de hoje, atraiu a muitos, até que edificaram um mosteiro em louvor a Santíssima Trindade.

Ordenado sacerdote para o melhor exercício da vocação de formar os monges na fundamental regra da oração e do trabalho, viveu São Sergio: os "filhos", a pobreza, a mansidão e total confiança na Divina Providência.

São Sérgio, escreveu tanto, que é considerado o grande educador nacional do povo russo. Faleceu com quase 80 anos de idade, em 25 de setembro de 1392 no mosteiro da Santíssima Trindade.