Barreira lança foguete de testes

Fonte: Diário de Natal

Sgt. Garrido/Clbi
Foguete subiu às 4h04 de ontem e caiu no mar a 70km da costa

Após três adiamentos provocados por condições de vento adversas, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) lançou o foguete Improved Orion. O equipamento decolou às 4h04 de ontem. O foguete caiu no mar a cerca de 70km da costa e todos os objetivos da missão foram atingidos, de acordo com a base.

A meta da operação era treinar equipes técnicas do próprio CLBI e da Unidade Móvel de Lançamento de Foguetes do Centro Espacial Alemão, nas atividades de preparação, lançamento e rastreamento de engenhos aeroespaciais.

O Improved Orion foi usado para testar o comportamento da carga útil do foguete, que fica localizada na ponta do equipamento espacial. O compartimento pode levar até 80kg de experimentos científicos e tecnológicos. O espaço foi ocupado por equipamentos e instrumentos alemães.

A última tentativa de lançamento tinha ocorrido na madrugada de sábado para domingo, mas a velocidade do vento foi considerada alta demais que a operação fosse realizada com segurança, já que esse tipo de lançamento só pode ocorrer de forma segura com ventos inferiores a 26 quilômetros por hora.

A operação Parelhas marca o retorno dos lançamentos na Barreira do Inferno, após um intervalo de 10 meses. A última operação do tipo tinha acontecido em 16 de dezembro de 2007, quando o CLBI lançou o foguete da operação Angicos. Mais cinco foguetes devem ser lançados pela base ao longo dos próximos dois anos.

Essa operação contou com a participação de representantes de várias organizações do comando militar da Aeronáutica, como o Centro de Lançamento de Alcântara e o Instituto de Aeronáutica e Espaço. A missão também teve apoio da Agência Espacial Brasileira.

O Improved Orion mede 5,7m. O equipamento conta com um propulsor de 419kg, movido a combustível sólido. O foguete é capaz de atingir uma velocidade de 4,7 mil quilômetros por hora, o equivalente a quatro vezes a velocidade do som.

Esse motor propicia uma fase de decolagem de cinco segundos e outra mais lenta, do tipo cruzeiro, que demora 21 segundos. Nesse período de 26 segundos, o equipamento atinge altura entre 95km e 100km.