S-19 Stiletto (RS-18)

Rússia realiza teste com míssil balístico intercontinental


Da EFE - Via G1

A Rússia lançou hoje com sucesso um míssil balístico intercontinental RS-18, em um teste que permite prolongar o prazo de vida útil desta arma de 27 para 31 anos, segundo informações das Forças Estratégicas da Rússia (FER).

"O lançamento aconteceu dentro do programa para prolongar os prazos de exploração dos mísseis RS-18. O foguete lançado estava em serviço há 31 anos", declarou o porta-voz das FER, o coronel Aleksandr Vovk.

O porta-voz disse que o lançamento aconteceu às 07h10 (horário de Brasília) a partir da base cazaque de Baikonur, mas não informou onde estava o alvo, que em outras oportunidades estava em um polígono militar da península de Kamchatka, no litoral russo do Pacífico.

Acrescentou que a ogiva foi colocada com sucesso na órbita balística prevista, o que confirma as características técnicas dos RS-18 e a possibilidade de mantê-los em serviço, informa a agência "RIA Novosti".

O Exército russo pretende prolongar sistematicamente a vida útil dos RS-18, um dos mísseis chaves no sistema de contenção nuclear, para economizar despesas.

Embora o prazo inicial de vida útil destes mísseis seja de dez anos, o bem-sucedido lançamento de hoje serve para ampliá-lo dos 27 anos - prazo máximo de um foguete em serviço com o qual se realizou um teste em outubro de 2007 - para 31 anos.

Com 24 metros de comprimento, 2,5 de diâmetro e 105,6 toneladas de peso, os RS-18 podem levar até seis ogivas nucleares, de 0,55 a 0,75 megatones de potência, para distâncias de até 10.000 quilômetros.




Rússia lança míssil antigo em teste para prolongar sua vida útil

Da Reuters - Via: G1

A Rússia testou um míssil intercontinental Stilet na quarta-feira como parte de checagens necessárias para estender a vida útil dessa arma até 2010, afirmaram autoridades responsáveis pelos mísseis estratégicos do país.

O míssil, que pertence a uma categoria encomendada em 1979 e é conhecido no Ocidente como SS-19, foi disparado do centro espacial Baikonur (uma área do Cazaquistão alugada pela Rússia), disseram as forças em um comunicado, sem especificar o alvo atingido pela arma.

"Os resultados do lançamento confirmaram a decisão de prorrogar o tempo de uso de um dos mísseis mais confiáveis dos últimos 31 anos", acrescentou o comunicado.

A Rússia considera seu poderio nuclear como um argumento que justifica sua pretensão de ter um papel de maior destaque no cenário internacional e como uma eficiente forma de dissuasão em um período no qual pioram as relações do governo russo com o Ocidente.

Líderes russos prometeram gastar dezenas de milhões de dólares com as Forças Armadas a fim de desenvolver novos tipos de foguete, armas capazes de superar qualquer sistema de defesa antimíssil, entre os quais o que está sendo montado atualmente pelos EUA.

Os testes com novos mísseis tornaram-se parte da rotina nos últimos anos e o governo russo diz que a crise financeira do país não o impedirá de gastar o montante de dinheiro necessário para atingir suas metas.

As Forças Armadas da Rússia, no entanto, afirmam que os tipos de míssil existentes hoje são poderosos o suficiente para serem confiáveis como método de dissuasão e podem ser usados durante um período mais longo de tempo depois de testes haverem confirmado suas boas condições técnicas.

No começo deste mês, o país testou um míssil Topol, modelo presente em seu arsenal há 21 anos.

"Estender o período de utilização dos Stilets nos permitirá liberar uma quantidade considerável de verbas para outras demandas importantes do Estado", disse o comunicado. "O gasto anual com pesquisa e reconstrução é comparável com o de montagem de um novo míssil."