Bourdais afirma que Barrichello tem chances de ir para a STR em 2009

Segundo francês, equipe procura piloto com qualidade e dinheiro

GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro


Barrichello garante que sua única opção para seguir na Fórmula 1

é se manter na Honda

Apesar da disposição da Honda de contratar um novo piloto para 2009 - os brasileiros Bruno Senna e Lucas di Grassi concorrem pela vaga -, Rubens Barrichello tem chances de adiar sua aposentadoria na Fórmula 1. Quem garante é o francês Sebastien Bourdais, segundo o qual Rubinho teria chances de ir para a STR na próxima temporada.

- Três pilotos testaram pela equipe em Barcelona, mas Rubens (Barrichello) está na lista, assim como Bruno (Senna) – caso ele não seja escolhido pela Honda. Então, qualquer um que tenha talento e dinheiro é um candidato em potencial - afirma, em entrevista ao site oficial da Fórmula 1.

Bourdais, que estreou na categoria este ano pela STR, é um dos três pilotos que participaram dos testes da equipe em Barcelona esta semana - os outros são Sebastien Buemi e Takuma Sato. No entanto, de acordo com o francês, a STR procura candidatos que possam oferecer qualidade e dinheiro para ajudar no orçamento.

A revelação de Bourdais contraria as declarações de Barrichello. O brasileiro afirmou que suas chances de seguir na categoria limitavam-se a continuar na Honda, que já acertou a permanência de Jenson Button para 2009.



O que quer a Honda?

Teo José - Blog do Teo

Depois dos testes de Barcelona, esta pergunta ficou na minha cabeça. A Honda tem dois caminhos a seguir: um apostar no novo, aí a vaga fica com o Bruno Senna, o outro ter alguém com experiência para desenvolver o novo modelo, então Rubens Barrichello renova. Creio que Lucas di Grassi já dançou. Nick Fry é favorável ao Bruno, Ross Brawn está em cima do muro e a maioria dos engenheiros e Button com Rubens.

Senna para o primeiro contato com um Fórmula 1 foi muito bem, dentro e fora da pista. Não cometeu erros e mostrou segurança com o pessoal técnico. Na comparação com Jenson foi dois décimos melhor que Lucas.

O que conta a favor de Barrichello é o número de testes reduzidos em 2009 e muitas modificações no carro. A primeira impressão deixada pelo modelo é boa. Com os pneus slick a parte aerodinâmica também melhorou, na passagem do ar para a asa traseira, levou vantagem em cima dos raiados ao contrário do que se viu na Renault, que terá mais trabalho. O volante passa ater mais botões e o piloto novas formas de trabalhar dentro do cockpit para ter um equipamento melhor durante as provas.

Para fechar este papo de quinta, temos de saber qual o objetivo da Honda, nestas reuniões que estão acontecendo no momento: Bruno Senna será o escolhido se quiserem o novo e Barrichello se for alguém para ajudar no desenvolvimento. Button é um piloto muito confuso, um dia acha que está de uma forma e no outro de outra, deixa os engenheiros malucos, Barrichello tem mais bagagem.