Defesa nega que tropas brasileiras invadiram território do Paraguai

Paraguai diz que soldados brasileiros cruzaram a fronteira no último dia 19.
Para Nelson Jobim, houve 'avaliação equivocada' feita pelos paraguaios.

Do G1, em Brasília

O Ministério da Defesa divulgou nota esclarecendo que “são infundadas as acusações de suposta violação do território paraguaio por tropas brasileiras”.

O esclarecimento, divulgado na página do ministério neste sábado (22), é assinado pelo ministro da Defesa, Nelson Jobim, e foi entregue na sexta ao ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Alejandro Hamed Franco.

Região da fronteira

Arte/estadao.com.br - Região da fronteira

No dia 19 de novembro, durante uma manobra da Operação Cadeado IV, destinada a combater o contrabando e grupos criminosos na fronteira entre Brasil e Paraguai, uma tropa iniciou patrulhamento da rodovia internacional junto à fronteira com o Paraguai, em Japorã (MS).

Na ocasião, em comunicado oficial, o ministro das Relações Exteriores do Paraguai chamou de “provocação” a entrada de militares brasileiros no Paraguai, apesar das explicações que recebeu do embaixador do Brasil em Assunção, Eduardo dos Santos, sobre o incidente.

Segundo Alejandro Hamed, “foi constatada a presença em território paraguaio de militares a 30 metros da fronteira seca, no cruzamento entre Colônia Canindeyú e a Colônia Painerinha, a 30 quilômetros da cidade de Salto del Guairá”.

http://www.infolatam.com/img/banco/2785G_fernando_lugo_paraguay.JPG

Na carta entregue a Hamed, o ministro Nelson Jobim “atribuiu a causa da avaliação equivocada feita pelos militares paraguaios à dificuldade de identificação precisa da linha fronteiriça na localidade, tendo em vista que a rodovia não é pavimentada nem tem marcos bem definidos entre os países. Mas reafirmou a posição correta dos militares brasileiros”.