Simulação de acidente aéreo no Pinto Martins

Fonte: Diário do Nordeste

Exercício de emergência no Pinto Martins chama a atenção para a rapidez no tempo resposta das ações de enfrentamento dos acidentes

A idéia seria que um avião, supostamente um boeing 737 ao pousar no aeroporto, sofre uma pane em uma das turbinas e cai no entorno da pista, causando ferimentos, com diferentes graduações, para 60 passageiros e tripulantes, sendo algumas vítimas são sacadas para uma área de mata. Embora não chegue a explodir, o fogo se espalha pela aeronave, fazendo com que obriga as equipes de enfrentamento do acidente controlem o fogo e façam a retirada imediata das vítimas do local.

Foi assim que cerca de 250 pessoas participaram, nesta sexta-feira (31), do Exercício de Emergência Aeronáutica Completo (Exeac). O simulado teve como objetivo principal aferir o Plano de Emergência Aeroportuário e o tempo-resposta da Seção Contra-incêndio do Aeroporto de Fortaleza.

O superintendente da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), no Ceará, Wellington Santos da Silva, explicou que o exercício faz parte do cumprimento de normas internacionais de segurança da aviação, que obriga os aeroportos a realizar os simulados, a fim de dar uma pronta resposta para prováveis acidentes aéreos no âmbito dos aeroportos.

“Já fizemos simulações noturnas, fora do aeroporto e agora criamos uma situação em que o avião não chega a explodir, em vista de uma manobra do comando da tripulação”, informou o superintendente da Infraero no Ceará.

Mesmo assim, ele observou que pelo exercício, se planejou um número elevado de vítimas, o que necessitou uma ampla mobilização de diferentes segmentos da cidade. “Isso envolveu, principalmente envolvendo os bombeiros e equipes de paramédicos e toda a infra-estrutura de segurança voluntária que estamos formando no Pinto Martins”, disse Wellington.

A edição do 2008 do Exeac contou com a participação de representantes do Corpo de Bombeiros, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Base Aérea de Fortaleza, Ciopaer, DTCEA, Defesa Civil (do Estado e do Município), Polícias Militar e Civil e Rodoviária Federal, Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), Petrobras, Shell, hospitais de Fortaleza e de Maracanaú e Caucaia, além de serviços de resgate pré-hospítalar públicos e privados e companhias aéreas.


Para a realização do Exeac, o Aeroporto Pinto Martins promoveu, no período de 23 a 30 de outubro, o curso de formação e reciclagem do Corpo de Voluntários de Emergência (CVE), que contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas de vários setores da comunidade aeroportuária.

“O objetivo do CVE é capacitar as pessoas que trabalham no aeroporto para a prestação voluntária de auxílio nos primeiros socorros às vítimas de acidentes aeronáuticos, em apoio ao meios médicos-hospitalares previsto no Plano de emergência”, ressaltou Weber Nobre, gerente de segurança do Aeroporto Pinto Martins.