Clique para Ampliar

Potencial de carga da nova unidade será expandido para cinco mil toneladas. Atualmente, essa capacidade é de apenas 500 toneladas (Foto: Kid Júnior)


O novo terminal de logística de carga do Pinto Martins deverá ser inaugurado no primeiro semestre de 2009

Fonte: Diário do Nordeste - Guto Castro Neto Repórter

O novo terminal de logística de carga do Aeroporto Internacional Pinto Martins está com as obras avançadas, em fase de conclusão, e deverá ser inaugurado no primeiro semestre de 2009. O equipamento, assim como a torre de controle do aeroporto, são as primeiras obras beneficiadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Ceará.

De acordo com a assessoria de imprensa da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), o que falta para o terminal funcionar é a execução operacional, a parte de mobiliário e iluminação do pátio de aeronaves. A edificação (galpão), o pátio e as vias de acesso já estão concluídas.

O terminal de logística de carga terá nove mil metros quadrados e capacidade para receber até dez aeronaves. O potencial de carga (exportação e importação) da nova unidade será expandido para cinco mil toneladas. Atualmente, essa capacidade é de 500 toneladas.

Estrutura

Serão instaladas na edificação três câmaras frias para armazenamento de flores, frutas e pescados, cada uma com 140 metros quadrados. O aeroporto Pinto Martins possuía apenas uma, a primeira desse tipo no País. Também serão instalados escritórios para a atuação de órgãos de fiscalização como Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Receita Federal.

Orçada em R$ 39 milhões, já somando recursos iniciais e aditivos, a obra foi iniciada em dezembro de 2004 e, desde julho deste ano, é alvo de suspeita do Ministério Público Federal (MPF), que aponta indícios de superfaturamento e direcionamento no processo licitatório. As suspeitas surgiram por um levantamento feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU) nas obras do Aeroporto Pinto Martins.

O procurador da República no Ceará, Alessander Sales, autor da ação cautelar ajuizada em julho na Justiça Federal contra a construção do terminal de carga, informou que o processo está em trâmite, na 8ª Vara Federal. A ação pede a paralisação das obras e o repasse dos recursos públicos.

Na Justiça Federal, a ação cautelar já está conclusa para decisão. Isso significa que as diligências todas foram finalizadas, todos os envolvidos intimados, faltando apenas a apreciação do titular da 8ª Vara, juiz federal Ricardo Cunha Porto. A reportagem procurou o magistrado mas foi informada que ele esteve ausente, na última sexta-feira, para passar por um procedimento cirúrgico. Enquanto a ação estiver sub-júdice a direção Infraero não comentará o assunto.