Evangelho (Mateus 10,17-22)

Naquele tempo, disse Jesus aos seus apóstolos: 17"Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. 18Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. 19Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então naquele momento vos será indicado o que deveis dizer. 20Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós. 21O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais, e os matarão. 22Vós sereis odiados por todos, por causa do meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo".


Santo Estêvão

Santo Estêvão Depois do cumprimento da promessa de Jesus, o derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes, os discípulos formaram as primeiras comunidades cristãs, nelas, se vivia o principio da caridade cristã, e se colocava tudo em comum.

Com o crescimento da comunidade, os apóstolos confiaram o serviço da assistência diária a sete ministros da caridade, chamados diáconos, entre eles, sobressaía Estevão, homem de fé, cheio de graça e força, possuía um grande zelo pelo anúncio da Boa Nova.

Santo Estêvão, o primeiro mártir da Igreja nascente, jamais renunciou a Deus e, sendo levado para fora da cidade, foi apedrejado. Diante da chuva de pedras que caía sobre ele, dobrou o joelho e pronunciou as mesmas palavras de perdão do seu mestre: "Senhor, não lhes imputes este pecado".