Avião que pousou em rio teve pane simultânea nas 2 turbinas, diz caixa-preta

Investigadores agora analisam os destroços da aeronave.
Todos os 155 a bordo sobreviveram ao pouso de emergência em NY.

Do G1, com agências internacionais

O avião que fez um pouso de emergência na quinta-feira no Rio Hudson, em Nova York, perdeu força simultameamente nas duas turbinas quando havia atingido a altitude de 975 metros, revelou a análise das caixas-pretas.

O detalhe confirma as circunstâncias difíceis em que o piloto teve de fazer o bem-sucedido pouso, no qual todos os 155 que estavam a bordo sobreviveram.

Segundo as gravações da cabine, o piloto fez um chamado de rádio para o controle de tráfego aéreo, dizendo 'Mayday" (código internacional de aviação para "socorro" e reportou que o avião havia sido atingido por pássaros, perdido as duas turbinas e que ele estava voltando para o aeroporto de LaGuardia, de onte tinha acabado de decolar.

A informação foi divulgada por Kitty Higgins, do Comitê Nacional de Segurança do Transporte dos EUA.

Os destroços do avião foram rebocados no domingo e estão em uma marina em Nova Jersey. Eles serão avaliados com mais calma pela equipe de 20 especialistas que investiga o acidente.

A busca pela turbina esquerda está suspensa até terça-feira porque a presença de blocos de gelo no rio torna o local perigoso para mergulhadores.

Higgins elogiou a tripulação, liderada pelo piloto Chesley B. Sullemberger, que falou aos investigadores no sábado.

Leia mais notícias sobre o acidente

Especialistas acreditam que o incidente possa ter sido causado por pássaros que, tragados pelas turbinas, desestabilizaram o avião.

Foto: AP

Caixa com a gravação do áudio da cabine do voo acidentado na quinta-feira, após ter sido recuperada neste domingo (18). (Foto: AP)

Foto: AP

Equipes de resgate içam na noite de sábado (17) o avião da US Airways acidentado na última quinta-feira no Rio Hudson, em Nova York. (Foto: AP)

Foto: AP

Especialistas acreditam que o acidente tenha sido provocado por pássaros tragados pelas turbinas. (Foto: AP)

Vídeo mostra pouso de emergência

Leia também: Obama cumprimenta o piloto