http://www.defenseindustrydaily.com/images/AIR_F-16s_Turkish_Armed_lg.jpg

Israel fornece pods de vigilância

Força Aérea Turca terá equipamentos fornecidos pela Elta e Elbit para sua frota de caças F-16.

Fonte: Airway - Por Hercules Araujo

Israel venceu concorrência para fornecer casulos aerodinâmicos (pods) de vigilância no valor de 141 milhões de dólares para a Força Aérea Turca para sua frota de caças Lockheed Martin F-16.

A Elop subsidiária da Elbit Systems irá fornecer o sistema fotográfico obliquo de longo alcance (Long-Range Oblique Photography Systems - LOROPS) por 87 milhões de dólares, além do sistema de radar de abertura sintética por 54 milhões, fornecido pela Elta Systems subsidiária da Israel Aerospace Industries.

As entregas dos sistemas serão feitas em quatro anos, com as empresas israelenses trabalhando em conjunto com a empresa turca especializada em eletrônica, Aselsan.

Também chamado de Condor 2, o sistema LOROPS da Elop é encapsulado em um tanque de combustível externo de 1.140 litros e equipado com câmeras eletro-óticas/infravermelhas para o dia ou reconhecimento noturno, além de possuir uma unidade de processamento de vídeo e datalink.

http://i37.photobucket.com/albums/e85/warthog64/riat13.jpg

No início desta década o governo turco cancelou um acordo de 35 milhões para equipar seus F-16 e McDonnell Douglas F-4 com equipamentos de vigilância embarcado.

O contrato com a Elta é com a versão do sensor encapsulado no tanque de externo de combustível de 1.140 litros com a versão do seu sensor EL/M-2060P SAR que pode varrer uma área de 50.000km² por hora.