foto: João Paulo Moralez

Mectron e Britanite apresentam Bomba Guiada por GPS/Glonass & INS

Revista Asas

A Mectron Engenharia, Indústria e Comércio S.A, em associação com a Britanite Defence System e com o apoio do Comando da Aeronáutica, por meio do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), integrando a política de incentivo às exportações do Governo Brasileiro, apresentou durante a LAAD a bomba guiada por sistema de posicionamento via satálite.

O princípio GPS/Glonass & INS de guiamento utiliza uma plataforma inercial assistida pela rede de satélites GPS (EUA) ou Glonass (Rússia). Esta é a primeira vez que um produto desta categoria é lançado na América Latina, capaz de realizar um emprego de longa distância e alta altitude com uma aeronave não modernizada, mantendo alta precisão e desempenho.

A bomba guiada por GPS/Glonass & INS possui comunicação Wireless com a aeronave portadora, podendo simplificar o processo de integração e operação. Esta parceria Mectron – Britanite conta com o apoio do Comando da Aeronáutica e proporciona uma modernização tecnológica da família de bombas de queda livre mk.82 e 83 (241kg e 460kg respectivamente).

De acordo com o Brig. Engenheiro Venâncio Alvarenga Gomes, da Subdiretoria de Empreendimentos o Comando Tecnológico de Aeronáutica (CTA) cederá no programa laboratórios de ensaios para o desenvolvimento dos testes e meios aéreos para ensaios reais. A expectativa é de que no primeiro semestre de 2010 esteja concluída e entregue a primeira bomba guiada por GPS.