O Rafale não foi selecionado pelo Kuwait

Por: Anne-Sophie Galliano – Do E24.FrAdaptado por Vinna

A Dassault Aviation está passando por dias sombrios. Charles Edelstenne, CEO do grupo, admitiu há algumas semanas atrás que as encomendas de seus jatos executivos, Falcon, estão paralisadas. E agora a empresa sofre um novo revés através do seu caça Rafale. Segundo o Jornal Kuwaitiano TTU, o País teria escolhido o Saab Gripen ao invés do Rafale.

O jornal refere-se a duas razões. O primeiro é o preço. Um argumento que é freqüentemente mencionado no caso do caça Francês. Isso inclusive seria o obstáculo pelo qual o caça Francês estaria sendo preterido pela SUIÇA que estaria optando preferencialmente pela proposta da emanada pela SAAB fabricante do Gripen.

Ainda segundo o jornal TTU, a Saab tem uma política comercial muito agressiva. Sem opção de vender o avião a Força Aérea Sueca a SAAB tem de obter novas encomendas para o seu caça nos próximos dois anos, sob pena de ficarem com linhas de montagem vazias ".

A segunda razão é mais técnica. O espaço aéreo do Kuwait é muito pequeno. O Rafale tem a capacidade de reação de longo alcance, uma vantagem que não é necessariamente adequada no caso do Kuwait. Além destes contratempos os rumores vindos da Índia também não são animadores.