Primeiro voo do P-3BR ocooreu em 29 de Abril, nas instalações de Getafe (Espanha) da Airbus Military

Primeiro Voo do P-3BR
É o primeiro de nove adquiridos pelo Goveno Brasileiro

Fonte: Defesanet

O primeiro voo do do P-3Br modernizado pela Airbus Military ocorreu em Getafe (Madri) hoje (29Abril2009).

O evento teve a presença de representantes da FAB e do Programa P-3 BR assim como da equipe de técnicos da FAB residentes na Espanha e executivos da Airbus Military.

Este voo inaugural representa um marco no programa de modernização de nove (9) aeronaves P-3para o governo brasileiro e é o ponto culminante da fase de desenvolvimento e instalação do equipamento, e o início da fase de testes em vôo e a certificação do sistemas de missão.

O avião é equipado com o sistema de missão FITS (Fully Integrated Tactical System), desenvolvido pela Airbus Military na Espanha, o qual é o coração de um sofisticado sistema de armas que engloba desde a patrulha marítima até avançados sistemas de guerra anti-subamrina (ASW). O sistema FITS, projetado como um sistema modular e flexível, pode ser integrado a qualquer plataforma, incluindo as aeronaves da Airbus Military, tais como: C-212, CN-235 e o C-295, assim como plataformas mais complexas como o P-3 Orion e o Airbus A319.

O nove aviões P-3 Orion serão usados preferencialmente em missões de patrulha marítima incluindo a ZEE (Zona Econômica Exclusiva) do Brasil, proteção de fronteiras, narcotráfico na Região Amazônica e missões de Busca e Salvamento (SAR) em uma área de mais de 6 milhões de km2 , conforme acordos assinados com a ICAO-OIAC e o governo brasileiro (na prática quase toda a área do Atlântico Sul).