Rússia comprará UAV´s de Israel
Guerra da Geórgia foi demonstração de ineficiência
Área Militar

As forças armadas russas deverão adquirir alguns veículos não tripulados originários de Israel, para utilização pelas suas unidades militares.

Embora não haja definição exacta sobre as aeronaves em que os militares russos estarão interessados, aparentemente o veículo não tripulado mais referido na imprensa daquele país, é a nova versão do «Searcher», um pequeno avião não tripulado com capacidade para voar a altitudes de até 6.1km e a distâncias de até 300km da sua base na sua versão mais recente (Mk III).

A nova versão também pode transportar até 120kg de carga, normalmente equipamentos ópticos e de observação, embora na versão Mk II esse valor esteja limitado a 68kg.

A necessidade de o exército russo operar equipamentos deste tipo, ficou patente depois da invasão da Geórgia em Agosto de 2008, em que ficaram patentes as enormes deficiências tecnológicas russas na área da informação táctica e vigilância do campo de batalha.

Notou-se durante aquela operação, uma grande dificuldade de comunicação entre as forças, que foi resultado da obsolescência dos materiais utilizados.
Na maior parte dos casos os russos não sabiam onde estavam, e não tinham qualquer informação exacta sobre onde se encontrava o exército georgiano.

Para tentar resolver o problema, durante o conflito na Georgia, e para operações de vigilância contra um país com uma força militar muito inferior (que apenas possuía quatro aviões de ataque ao solo na sua força aérea) a Rússia foi forçada a utilizar grandes bombardeiros estratégicos Tupolev Tu-22 «Backfire», tendo um deles sido abatido, juntamente com várias outras aeronaves russas.

A falta de comunicações modernas e desconhecimento da situação táctica no terreno, levou os russos a massacrarem populações civis, efectuando barragens de artilharia contra áreas urbanas.

Embora a censura russa tenha proibido a divulgação das notícias sobre massacres contra populações civis, mais tarde as queixas dos militares russos sobre as deficiências do seu material, acabaram por confirmar as acusações que foram feitas pelas organizações internacionais contra os russos.

O Searcher Mk-III é um modelo de gama base da IAI, que conta com aeronaves de maiores dimensões. O Searcher destina-se a coligir dados tácticos a curtas e médias distâncias.

Ele também pode servir para observação de tiro de artilharia, nomeadamente do tiro de artilharia a foguete (de longo alcance), como foi o caso dos foguetes de artilharia do sistema BM-27 «Uragan» e do BM-30 «Smerch» que foram utilizados pelos russos contra o exército georgiano.


Nota: Essa compra de material israelense pelos russos lembra aquela compra de 25 motores a Jato Rolls Royce Nene a Rússia em 1947. Estes motores eram negociados desde 1944. Imediatamente após a venda os Russos copiaram a potente turbina e puseram em produção. Todos países aliados à Rússia receberam o MIG-15 que ficou em serviço até meados de 1990. Foram construídos cerca de 16.000 exemplares. Se a analogia for verdade em breve os Russos desenvolverão rapidamente o SKAT e quem sabe os melhores UAV´s do mundo.