http://www.falcoes.net/servico1-1.jpg

Ministro da Defesa em Monte Real para acompanhar modernização dos F-16

Lusa - Via Publico.Pt

O ministro da Defesa visita hoje o hangar onde decorre o processo de modernização das esquadrilhas de caças F-16, na Base Aérea de Monte Real, no âmbito de um dia dedicado ao ramo da Força Aérea.

Este processo de modernização da frota F-16 MLU (Mid Life Update) implica um extenso programa que visa alargar o período de vida de um aparelho que entrou ao serviço na força aérea norte-americana em 1979.

No decorrer do processo de modernização MLU, cada avião F-16 recebe vários novos componentes. O item mais importante do "pacote MLU" é um novo computador Texas Instruments Modular Mission Computer (MMC), que é fundamental para dar novas capacidades aos sensores e sistemas de armas e melhorar o interface entre o piloto e o avião. O MMC substitui vários componentes do F-16 original, entre os quais os computadores usados para o controlo de tiro (Expanded Fire Control Computer, XFCC) e a unidade electrónica de Head Up Display (HUD).


O novo MMC ocupa 42 por cento menos volume no avião, pesa menos 55 por cento e consome menos 37 por cento de energia eléctrica. Por outro lado, o programa MLU também renova o Radar de Controlo de Tiro (Fire Control Radar). Assim, o radar Westinghouse AN/APX-66(V2) dos F-16 é reequipado com um novo processador que permite rastrear e seguir até dez alvos e orientar simultaneamente seis mísseis ar-ar de médio alcance (AMRAAM) a seis alvos diferentes. Também permite uma melhoria de 25 por cento na detecção e melhorias no mapeamento ar-terra.

Um despacho publicado em Agosto do ano passado indica que o Governo vai investir mais de 20 milhões de euros na modernização de vários F-16, para aumentar a eficácia das aeronaves em missões de controlo de fronteiras e na fiscalização do espaço aéreo e marítimo. O programa de modernização MLU está a cargo da OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal. O presidente da OGMA anunciou no ano passado que o programa irá modernizar "quarenta aeronaves" F-16 e vai durar "até ao final de 2011 ou início de 2012".


Este processo implica um extenso programa que visa alargar a vida de um aparelho
que entrou ao serviço nos EUA em 1979


Na unidade de Monte Real, o ministro da Defesa acompanhará ainda uma simulação de "scramble" de defesa aérea e tomará contacto com as capacidades recentemente adquiridas para o sistema de armas F-16. Antes de chegar à Base Aérea 5, Nuno Severiano Teixeira visitará o Laboratório de Aeronáutica da Academia da Força Aérea, junto à Base Aérea Nº1 (BA1), em Sintra, seguido de uma demonstração prática, em voo, do programa de veículos aéreos não tripulados (UAV). A deslocação, em Aviocar, para a Base Aérea de Monte Real, incluirá uma missão de Fiscalização e Controlo das Actividades de Pesca.