Aermacchi M-346 Master para a Italia (e opção para outros 10 paises)

By Vinna - Com informações do Defpro, Defense Industry Daily e Flightglobal (link1 e Link2)

A Alenia/Aermacchi uma companhia de Finmeccanica, anunciou que a força aérea de Italiana firmou contrato para adquirir 6 Aermacchi M-346 "Master" o novo da treinador avançado da companhia.

O acordo prevê ainda a opção de mais nove aviões totalizando um total de 15 M-346s Com o pedido a Força Aérea Italiana será o primeiro usuário do "MASTER", especialmente projetado para treinar pilotos de caça de 5a Geração.

A Alenia/Aermacchi anunciou tambem que a aeronave ja possui 48 encomendas firmes do Emirados Arabes Unidos oriundas da Licitação vencida naquele País. Constam ainda "na mira" de provaveis clientes Arábia Saudita, Brasil, Cingapura, Chile, Equador, Estados Unidos, Indonésia, Qatar, Grecia e Turquia.

Vale salientar que o Chile possui acordo com a Finmeccanica para empreender esforços de venda da Aeronave por toda a America Latina. E em Cingapura a aeronave é um dos dois finalistas do certame de seleção para a aeronave de treinamento avançado.

Quanto as pespectivas de vendas para os Estados Unidos estas residem na expectativa de substituição da frota de cerca de 600 aeronaves Northrop T-38C Talon e Boeing/BAE Systems T-45 Goshawk. O Programa é denominado T-X e esta previsto para 2015.

Visando a preparação para essa Concorrência a Companhia italiana anunciou associação com a Boeing. As duas companhias cooperarão no mercado, nas vendas, no treinamento e nas atividades da promoção do produto em mercados internacionais do M-346. “Os Estados Unidos representarão no futuro um mercado muito importante para nós,” disse Francesco Guarguaglini executivo da empresa.