A imagem “https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgcqtl6lZAC0ntFsAJlYAgbW5NL9tr5XYCA6Cmhi8yolRBQkMg_oLTy3H33TLj1l8d1Pr8GM9ve4z7HJqL6Dl2HiaodCY8ihBjgh8hy6rRsevii9TH0jv5MFwxdkjWLjd6voUG5yC0kvLyN/s400/Taiwan+F-CK-1C+DTN+News+June+23+2009+%232.jpg” contém erros e não pode ser exibida.
AIDC F-CK-1 CHING KUO

AIDC se associa a industria chinesa para co-produzir avião comercial ?

By Vinna com informações do ADN.ES, Defense Technology News, Taipei Times e Flight Global

Segundo relatou o jornal de Taiwan Zhongguo Shibao o país deverá seguir desenvolvendo seus proprios aviões militares com tecnologia da Russia face a recusa americana de entregar os F-16C/D Block52.

Em razão disso a AIDC - Taiwan Aerospace Industrial Development Corp teria enviado peritos a Rússia com o objetivo de absorver informações acerca da possibilidade de Taiwan desenvolver conjuntamente com os Russos uma aeronave de combate de terceira geração. A aeronave seria inspirada no americano Joint Strike Fighter - JSF, teria dois dois motores duplos e teria a capacidade de decolar e pousar em pistas muito curtas estas informações teriam sido repassadas ao jornal de Taiwan por um oficial da CKKC - Chung-Kuo Kung Chuan (Força Aérea da China Nacionalista).


Taiwan (Formosa) é considerada uma provincia rebelde da China continental (comunista) e desde 1949 recebe apoio militar americano. A ilha possui atualmente cerca de 150 F-16A/B de origem americana e pelo menos 60 Mirage 2000-5 de origem francesa além de outros 130 aeronaves de caça de fabricação propria como o AIDC F-CK-1 CHING KUO desenvolvido com ajuda americana após a negativa de exportação do F-20 TigerShark no final dos anos 80.

Em razão da melhora nas relações entre China e Taiwan os americanos temem que equipamentos sensiveis acabem caindo em mãos chinesas seja por espionagem, seja por uma solução diplomática dos desentendimentos existentes entre as duas nações.
http://www.chinadaily.com.cn/bizchina/images/attachement/jpg/site1/20080103/0013729e435808e689db03.jpg

ARJ-21


Em meio a todo esta informação surge uma "nova" que parece confirmar em parte o temor norte americano. O DPP - Partido Procressista Democrático de Taiwan (Democratic Progressive Party) criticou no parlamento de Taiwan o programa de co-produção de aeronaves civis levada a cabo pela a empresa AIDC e uma empresas Chinesas. O programa visa a produção em Taiwan de partes de um avião regional de passageiros desenvolvido pela China (Seria o ARJ-21?).

Segundo o DPP através de seu representante Chai Trong-rong há forte chance de comprometimento de segredos militares caso ocorra a concretização do negocio. Além disso como pode uma industria responsável por contratos na area de defesa do País se associar e cooperar com o inimigo? Disse o parlamentar em uma recente conferência de imprensa. Há uma forte chance segredos militares que acabam sendo divulgada através da cooperação, disse ele.

Para quem não sabe a AIDC ja possui acordo no mesmo sentido com a Mitsubishi Aircraft para produzir slats, flaps, partes da secção da fuselagem, lemes e estabilizador horizontal do MRJ da Mitsubishi.

O AIDC de sua parte confirmou a proposta da China Commercial Aircraft Co - CACC para co-fabricar aviões comerciais e que o plano completo para co-produção de um avião comercial deve ocorrer até 2014.