Israel teria fechado acordo para requerimento de compra de 25 JSF F-35

By Vinna com informações da UPI e Radio Jai

Segundo informações divulgadas hoje o ministério da Defesa de Israel e o Pentágono teriam fechado acordo para viabilizar o fornecimento ao país de um lote de 25 caças F-35 que devem substituir as versões mais antigas dos F-15 e F-16 usados por Israel. Especula-se inclusive que um documento secreto teria sido assinado entre o Ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak e a Lockheed Martin, fabricante do caça durante o salão de Le Bourget em Paris.

As dificuldades para o acordo de venda a Israel residiam no fato que país sem ter integrado o programa no seu desenvolvimento do JSF, desejava integrar ao F-35 seus sistemas eletrônicos, e de comunicação, sistemas de armas além da capacidade de manter a independência em caso de uma falha técnica ou problema estrutural. Tais exigências obrigam os americanos a expor a Israel itens de tecnologia "chancelados" como secretos.

Como forma de contornar o problema Israel propôs para os americanos que o computador central fosse substituído por um israelense para que assim, eles pudessem instalar livremente seus sistemas. Desta forma foi mais simples chegar a um acordo sobre o preço final da aeronave.

Assim a Força Aérea Israelense deverá emitir um requerimento nas próximas semanas. Há previsão para que o contrato seja firmado em 2010 e as entregas ocorrendo em 2014.