Mirage 2000 Peruano

Peru reage a compra de F-16 do Chile
e anuncia revitalização dos seus Mirage 2000


By Vinna com informações do SDP Noticias

O Ministério da Defesa do Peru, anunciou hoje o envio de uma missão à França para negociar os contratos relativos à reparação dos caça Mirage 2000 que o Pais adquiriu nos aos oitenta. Especula-se que o contrato girará na cifra de US$ 140 milhões.

O ministro, Antero Flores Araoz, disse aos jornalistas que a missão será chefiada pelo Vice-Ministro da Política de Defesa, José Antonio Acevedo Bellina e Tenente-General da Força Aérea do Peru, Carlos Samamé.

Ele observou que a delegação peruana se reunirá com representantes do governo francês e as empresas envolvidas no processo de reparação e manutenção visando acertar detalhes do contrato.
Mig-29 Peruano

A recuperação e modernização da frota será pago com o dinheiro que está prevista no âmbito do núcleo de Defesa programa desenhado para a recuperação do funcionamento das Forças Armadas do Peru e detalhado, Flores-Aráoz. O programa também inclui o ja anunciado contrato de up-grade e manutenção dos MiG-29 adquiridos pelo Governo Fujimori nos anos 90.

Apesar do anuncio ser feito as vésperas da Feira de Le Bourget (em geral esse tipo de anuncio é feito durante a feira) e ser anunciada como desenrolar do plano estratégico que visa recuperar o estado geral de prontidão das forças armadas peruanas, é fato que a recuperação dos MIRAGE 2000 ja havia sido adiada por conta da crise econômica que vive o Peru desde os anos 80/90.

O anuncio emplena a crise econômica mundial (colapso americano) apenas um mês e meio após o Chile (com quem o Perú tem problemas de fronteira) anunciar a compra de mais caças F-16 da Holanda parece uma clara resposta aos Chilenos que em 28 de maio anunciaram através da porta-voz da presidente chilena, Michelle Bachelet que a compra de novos caças efetuada pelo governo não configura uma disposição ao conflito armado e que seu país busca "uma resolução pacífica dos problemas". "Não está na política da presidente gerar nenhum tipo de situação conflituosa com nenhum país", ressaltou a porta-voz em entrevista concedida à imprensa estrangeira. Recentemente, o Chile comprou da Holanda 18 caças F-16 para renovar sua frota.

A operação de compra dos F-16 pelo Chile gerou tanto desconforto no Governo Peruano que uma missão de parlamentares Chilenos foi ao país dialogar com o Governo Peruano. A situação trouxe a tona a disputa dos Peruanos com os Chilenos acerca de um processo que tramita na Corte Internacional de Justiça de Haia onde Lima reivindica a revisão dos limites marítimos binacionais de uma área supostamente rica em Petróleo e gás.