Chávez reitera intenção de fortalecer poder militar da Venezuela

Fonte: EFE - Via: Ultimo Segundo

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, reiterou hoje a intenção de prosseguir com os planos de fortalecer o poder militar do país, através do aumento das atuais unidades de combate e da formação de outras novas.

"O importante é seguir fortalecendo o poder militar da República, fortalecer a doutrina militar bolivariana, seguir fortalecendo as unidades e criando novas", disse Chávez em um ato oficial transmitido por rádio e TV.

Ontem à noite, em seu programa "Alô Presidente Teórico", Chávez anunciou a intenção de duplicar os batalhões de tanques e assinalou que esses planos foram comunicados oficialmente ao Governo da Rússia, principal fornecedor de armas da Venezuela.

A Venezuela comprou da Rússia nos últimos anos 100 mil fuzis AK-103, 24 caças-bombardeiros Sukhoi-30, e 50 helicópteros MIM-17, MI-26 e MIM-35.

O líder venezuelano liderou nesta sexta-feira um desfile militar na cidade litorânea de Cumaná, a cerca de 400 quilômetros de Caracas.

A exibição militar, da qual participaram dois mil soldados das Forças Armadas, navios, aviões de combate, helicópteros e veículos militares, teve duração de quase duas horas e meia, incluindo os discursos dos altos comandantes e do próprio líder.

Chávez reiterou nos últimos dias que os Estados Unidos e seus aliados em Colômbia e Israel configuram "todo um quadro de agressão contra a Venezuela", o que, como alertou, poderia derivar em uma "guerra".


Chávez diz que buscará duplicar potencial militar da Venezuela

Fonte: Reuters - Via: O Globo

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse na quinta-feira que planeja ao menos duplicar o potencial militar de seu país sem se importar com a opinião de seus vizinhos, no momento em que o país sul-americano revisa suas relações com a Colômbia.

O presidente de esquerda alegou que é necessário melhorar todos os componentes de sua força armada para poder fazer frente às ameaças "imperiais" que são contra a sua revolução socialista.

- Estamos avançando todos os contatos, vários novos batalhões de tanques para ter força blindada, pelo menos o dobro do que temos hoje - disse em um ato com militares.

Chávez acrescentou que já havia anunciado a decisão ao governo da Rússia, de onde a Venezuela tem feito importantes compras de armamento e equipamento militar.


O governo anunciou que revisará seus vínculos com seu vizinho e importante parceiro comercial após o anúncio feito pela Colômbia de que permitirá ampliação das operações americanas em bases militares do país.