https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEja2xl4eMVOJOClunKP4xBNNaWmtwpGEZN2_C1CqRAwSZNNn-8Yu6V9RqJ5B56zRpycWcxx2DGrml9pd5BcSlSioLr0B4Qk0GJpYP5gPDmN_LhRvU-NvcoQI93YMNIoHKWsurtXdnJ7Urg/s200/G%C3%A1s_4.jpg
Brasil mostra interesse por tecnologia russa de liquefação de gás

Fonte: EFE - Via G1

O Brasil está interessado nas tecnologias russas de liquefação de gás para explorar novas jazidas de gás e petróleo em sua plataforma continental, disse hoje o secretário-geral das Relações Exteriores brasileiro, Samuel Pinheiro Guimarães.

"As jazidas foram descobertas a uma profundidade de sete quilômetros, e a 200 quilômetros do litoral, por isso teremos que transformar o gás em líquido com tecnologia russa em plataformas marítimas", disse o diplomata, em declarações divulgadas pela agência russa "Interfax".

Em troca dessa tecnologia russa, o Brasil pode oferecer modernas tecnologias de extração de petróleo no fundo marinho a grandes profundidades, disse o vice-ministro, após uma reunião da comissão bilateral de cooperação governamental em Moscou.

A imagem “http://www.mundoeducacao.com.br/img/estado-liquido-gasoso.JPG” contém erros e não pode ser exibida.

Pinheiro Guimarães lembrou que, durante sua primeira viagem ao Brasil, no ano passado, o presidente russo, Dmitri Medvedev, visitou a sede da Petrobras, onde manteve "conversas consideráveis sobre a cooperação no campo energético".

Medvedev também se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 16 de junho, em Moscou, quando falaram dos efeitos da crise global, antes de assistir, em Yekaterimburgo (Urais), à primeira cúpula formal do grupo Bric (Brasil, Rússia, Índia e China).

O secretário-geral brasileiro e o vice-ministro de Assuntos Exteriores russo, Andrei Denisov, que são copresidentes da comissão bilateral de cooperação, anunciaram que Lula voltará a visitar a Rússia no primeiro semestre de 2010.

Denisov admitiu que o comércio bilateral, que em 2008 chegou a US$ 6,7 bilhões, caiu 40% na primeira metade de 2009 em relação ao primeiro semestre do ano passado.

No entanto, expressou a esperança de que, no segundo semestre, os dois países consigam "restabelecer a dinâmica positiva no comércio" e, no futuro, aumentar as trocas para US$ 10 bilhões, como colocaram Lula e Medvedev.

Denisov disse que a Câmara de Comércio de Moscou realiza hoje um seminário para os empresários russos dispostos a investir no Brasil, enquanto Pinheiro Guimarães anunciou a abertura em breve na capital russa de um centro brasileiro para impulsionar as exportações.

O vice-ministro russo acrescentou que devem abrir seus escritórios no Brasil o consórcio de gás russo Gazprom, a estatal Vnesheconombank e a agência espacial russa Roscosmos.