Falha no sistema de controle do vôo do SU-30MKI da Índia foi determinante para a queda da aeronave.

By Vinna com informações do Indian Express

Quase dois meses depois que seus “Falcões” cair em circunstâncias misteriosas e porque não dizer estranhas após decolar da Base Aérea Indiana de Pune a 70km da costa do Oceano Índico e a cerca de 100km de Bombaim onde estão baseados Caças Su-30, e Mig-29. A base se localiza na região de Pokharan no Rajastão indiano


O Acidente causou a morte de um piloto e ferimentos em outro. Agora o Governo indiano admite que as falhas no sistema de controle do vôo “fly-by-wire” de origem do russa foi determinante para que a queda do SU-30 MKI.

Ainda durante o anuncio o ministro da Defesa da Índia A K Antony minimizou a existência de problemas de manutenção com a frota de aviões da Base Aérea de Pune que ficou aterrada por três semanas enquanto se processavam as investigações do acidente.



Inicialmente o Ministério da Defesa havia divulgado que o acidente teria sido motivado por falha humana e que o piloto teria executado procedimentos inadequados que acabaram levando a aeronave a uma rotação incontrolável antes da queda.

O Força Aérea da índia possui em sua frota de caças aproximadamente 98 aeronaves do tipo Su-30, sendo 40 destas fabricadas na Rússia. Recentemente a Índia anunciou recentemente a intenção de duplicar a sua frota de aviões SU-30 para o impressionante número de 230 aparelhos até 2015.


A duplicação da frota de Falcões SU-30 permitiria aposentar todo a frota de caças MiG-21 de origem Russa que deveriam ter sido substituídos pelo HAL Tejas programa que tem encontrado problemas de desenvolvimento e enfrentado uma série de atrasos.