Rollout do protótipo CF-1 do F-35C para a US Navy


Fonte: Blog Geral da Aviação - BGA (com modificações by Vinna)

A Lockheed Martin, apresentou a primeira versão naval do caça F-35 Joint Strike Fighter, em uma cerimônia de roll-out, em sua unidade de montagem final, em Fort Worth, Texas.

O Almirante Gary Roughhead (foto abaixo), chefe de operações navais, declarou ser uma honra e um privilégio, a apresentação do caça. A marinha americana pretende operar 260 F-35C na versão para porta-aviões, mas o programa como um todo, envolve 2.443 aviões. Roughead afirmou que o F-35 tem a capacidade de enfrentar vitoriosamente qualquer outro avião inimigo.


O primeiro protótipo do modelo para porta-aviões, a sair da linha de produção - CF-1, é a continuação natural do programa do F-35 que ja demonstrou a versão convencional para a USAF, ocorrida em 2006 e a versão de pouso e decolagem verticais, o F-35B, em junho do ano passado.

A versão naval usa o mesmo sistema de propulsão usado pela versão da USAF, mas apresenta outras modificações, incluindo uma asa maior com pontas dobraveis, estrutura e trem de pouso reforçado, além de revestimento anticorrosão em toda a estrutura.

O F-35C será o primeiro caça tático a entrar em serviço na marinha americana em muitas décadas, sendo dotado por apenas uma turbina. Também será o primeiro caça baseado em porta-aviões, com capacidade stealth.

Preve-se a entrada em serviço em 2015, embora, no Pentáfgono alguns prevejam um atraso de 2 anos.

O protótipo CF-1 iniciará testes de voo no fim de dezembro, e será o quarto a efetur tais testes, após testes com uma versão que não será de produção, a AA-1 e as versões STOVL, BF-1 e BF-2.