Rubinho faz festa na Espanha

Fonte: Diário do Nordeste

O Feito de Barrichello marcou a 100ª vitória brasileira em GPs da F- 1, desde que surgiu com o piloto Emerson Fittipaldi

Espanha Macacão aberto, mão direita no peito. Após exatos quatro anos, dez meses e 29 dias, e 84 GPs, Rubens Barrichello voltou a subir no mais alto degrau do pódio, ontem, na corrida em Valencia, Espanha.

Ao ouvir o Hino Nacional pela décima vez em 17 temporadas na F-1, porém, um piloto diferente, bem mais contido - mesmo tendo mantido sua "sambadinha"- ao festejar uma vitória carregada de simbolismos.

"É até meio triste falar isso, mas a vitória foi uma coisa normal", disse Rubinho, sempre emotivo e que nunca mediu palavras depois de suas vitórias. A gritaria no rádio ao cruzar a linha de chegada e ouvir os cumprimentos de Ross Brawn foi a "maior extravagância" que se permitiu após corrida perfeita.

Luta recompensada

"Estou com o sentimento de um piloto que lutou, lutou e chegou lá. A única diferença desta vitória é que ela vem depois de tanto tempo, de ter passado por altos e baixos, de ter quase vencido, ter tido um companheiro ganhando e eu não", enumerou Rubinho, que com o resultado reassumiu a vice-liderança do Mundial - o inglês Lewis Hamilton, da McLaren, e Kimi Raikkonen, do time Ferrari, completaram o pódio no GP de Valência. E prosseguiu o piloto da Brawn GP: "O resultado me dá um impulso a mais, mas sem tirar o pé do chão. Claro que é melhor estar agora só 18 pontos atrás do que 26, mas não vai ser fácil".

Mas além de diminuir a desvantagem para Jenson Button na classificação, o triunfo de Barrichello colocou fim ao jejum que durava desde o GP da China de 2004 - apenas Bruce McLaren, que venceu em 1962 e depois em 1968, passou por hiato tão grande entre uma vitória e outra na categoria. A conquista no GP da Europa, ontem, foi ainda a primeira desde que Barrichello deixou a Ferrari, no fim de 2005, e consequentemente a primeira pelo time Brawn GP .

EXCELENTE PROVA
Barrichello era o único do Brasil

Rubens Barrichello foi o único brasileiro no GP da Europa, em Valença, e realizou uma excelente prova. Foi a e a centésima vitória do Brasil na F-1.

Nelsinho Piquet foi dispensado pela Renault. Já Felipe Massa se recupera do grave acidente sofrido em treino do GP da Hungria, quando foi atingido na cabeça pela mola que se soltou do carro de Rubinho.

Com o excelente desempenho no treino oficial de sábado, os carros da McLaren entraram na pista neste domingo como favoritos. Depois de vencer o GP da Hungria, Hamilton mostrou que sua equipe conseguiu reagir bem nesta temporada.

Barrichello largou em terceiro lugar e tentou encostar nos dois primeiros colocados. Hamilton, em primeiro, e Kovalainen, em segundo, conseguiram manter bem as suas posições.

No entanto, conforme a estratégia de paradas nos boxes, Barrichello, que também impôs um ritmo veloz na pista, conseguiu ficar em segundo lugar, só atrás de Hamilton.

Os dois pilotos, Hamilton e Barrichello, estavam muito bem na prova. A atuação do inglês foi prejudicada depois de perder muito tempo em uma parada. O brasileiro aproveitou para fazer muitas voltas rápidas e confirmou a liderança da prova.

A próxima etapa do Mundial é dia 30 de agosto na Bélgica.


Barrichello dedica vitória ao amigo Massa

*Da Redação, com informações do GloboEsporte.com - Via IBahia

Após conseguir a centésima vitória do Brasil na Fórmula 1 em Valência, Rubens Barrichello dedicou o triunfo ao amigo Felipe Massa, que se recupera do forte acidente no treino classificatório para o GP da Hungria. O brasileiro correu com um capacete especial nesta prova.

'Quero agradecer a todos os que me apoiaram. Esta vitória é dedicada a todos no Brasil, mas especialmente para meu grande amigo Felipe Massa. Espero que ele volte a correr logo', disse Barrichello, que correu com um capacete especial (foto), que trazia os dizeres 'Felipe, vejo você na pista em breve', escrito em inglês.

Barrichello também agradeceu ao trabalho da equipe, que o deixou em condições de superar as McLarens de Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen após os pit stops. 'Meu engenheiro Jock (Clear) foi ótimo, ele realmente me deu força e me ajudou a manter o ritmo. A equipe fez um grande trabalho, com dois pit stops excelentes'.


Massa agradece Barrichello pelo apoio e o parabeniza pela 10ª vitória

Fonte:
F-1 na Web - Lucas Martins

Enquanto ainda se recupera do acidente sofrido no GP da Hungria, Felipe Massa agradeceu ao compatriota Rubens Barrichello pelo apoio e também pelo piloto da Brawn ter dedicado a ele sua última vitória em Valência. Massa estava assistindo a corrida e ligou para Rubinho, dando os parabéns após o GP da Europa.

“Minha primeira tentativa falhou porque ele estava na reunião pós corrida com o pessoal da Brawn GP”, disse Massa. “Mas depois eu consegui falar com ele e o parabenizei pela fantástica vitória. É claro que eu agradeci por tudo que ele fez e disse sobre mim durante todo o final de semana”.

“A última vez que eu assisti uma corrida de F-1 pela TV foi o GP do Japão em 2003. Eu fiquei com meus dedos cruzados todo o tempo, esperando por uma vitória que manteria o domínio brasileiro em Valência. Não se esqueçam que eu venci em 2008, largando na pole e marcando a volta mais rápida”, concluiu o piloto brasileiro.




Ross Brawn elogia Barrichello: simplesmente sensacional
Chefe da equipe diz que o brasileiro chegou à perfeição no GP da Europa
Fonte: Zero Hora

Ross Brawn, chefe da Brawn GP, classificou a vitória de Rubens Barrichello no GP da Europa como uma de suas melhores atuações na Fórmula 1. O brasileiro superou as duas McLarens nos pit stops e chegou à sua décima vitória na carreira. De quebra, ele ainda reduziu a vantagem do companheiro Jenson Button para 18 pontos na temporada.

– Foi um desempenho simplesmente sensacional. Tivemos algumas corridas em que Rubens foi muito bem no treino classificatório, mas não repetiu o desempenho na corrida. Mas hoje ele foi perfeito. Ele forçou exatamente o que precisava e manteve a diferença exatamente onde queríamos. E, quando dissemos no rádio que ele precisaria andar mais rápido, as luzes vermelhas apareceram – diz Brawn, em entrevista à rede de TV inglesa BBC.

Brawn também admitiu, no entanto, que ficou frustrado por Button, que terminou em sétimo após ficar preso no tráfego na maior parte da corrida. Ele admitiu que o britânico pode ter corrido com a estratégia errada.

– Deveríamos ter sido mais agressivos com a estratégia para colocá-lo na frente, porque ele ficou preso no tráfego. Mesmo com um carro rápido, ele não pode fazer nada. Funcionou para Rubens, mas não deu certo para Jenson.

http://www.abola.pt/img/fotos/fotosap/formula1/rubensbarrichello1.jpg
Barrichello ressuscita em Valência, diz imprensa espanhola
Piloto brasileiro venceu um GP após cinco anos

Fonte: Zero Hora

Rubens Barrichello foi muito elogiado pela imprensa espanhola após sua vitória no GP de Valência, no domingo. Nesta segunda, os jornais dão grande destaque ao piloto brasileiro, chamado pelo El Pais de um "homem curtido em mil batalhas". O título da matéria diz que Rubinho "ressuscitou" em Valência:

"Desta vez não houve queixas por parte de Rubens Barrichello. Sua equipe fez as coisas tal como devia fazê-las, e o brasileiro de 37 anos levou a Brown à sétima vitória da temporada em 11 corridas disputadas. Foi um momento muito especial para este homem curtido em mil batalhas, já que marcou não somente o seu reencontro com o triunfo após cinco anos e 81 Grandes Prêmios — não ganhava desde o da China em 2004 —, mas também a centésima vitória de um piloto brasileiro e á décima do seu currículo, a primeira fora da Ferrari."

O texto diz ainda que Rubinho arrebatar de Lewis Hamilton uma vitória que todo mundo dava por certa antes da segunda e última parada do britânico.

"Foi onde precisamente se decidiu o desenlace. Porque Hamilton entrou no box da McLaren com quatro segundos de vantagem sobre Barrichello e saiu tendo perdido a corrida."