Força Aérea Brasileira realiza Torneio de Avição de Reconhecimento


A Força Aérea Brasileira reuniu entre os dias 24 e 28 de agosto, na Base Aérea de Fortaleza (CE), seus três esquadrões da aviação de reconhecimento para a realização do TAREC 2009, Terceiro Torneio de Reconhecimento - Edição 2009. A competição bienal, toda ela organizada pela III Força Aérea, contou com a presença do 1° Esquadrão do 6° Grupo de Aviação (1°/6°GAv Esquadrão Carcará), do 2° Esquadrão do 6° Grupo de Aviação (2°/6°GAv Esquadrão Guardião) e do 1° Esquadrão do 10° Grupo de Aviação (1°/10°GAv Esquadrão Poker).

As tripulações das três unidades, totalizando um efetivo de 90 militares, disputaram provas operacionais e esportivas. Na competição operacional foram avaliadas todas as fases de missão como: planejamento, navegação, precisão no cumprimento da Hora Sobre o Objetivo (HSO), e o Relatório de Missão de Reconhecimento (REMIR). Além das provas aéreas, os militares disputaram, ainda na parte operacional, uma corrida de orientação, uma prova de Tiro com Arma Portátil e uma prova de percepção de visual de Objetivos, que consistiu na identificação de equipamentos militares de diversos tiipos e origens, apenas pela visualização rápida (em 5 segundos) de uma fotografia. O cronograma esportivo do TAREC contou com provas de Cabo de Guerra, Vôlei e Natação.

O vencedor do torneio foi o 1°/6º G.Av., Esquadrão Carcará. A próxima TAREC acontece em 2011 e, até lá, o troféu da Aviação de Reconhecimento ficará exposto na sede do Esquadrão Carcará, na Base Aérea de Recife.


Embraer R-99

FAB realiza Torneio da Aviação de Reconhecimento em Fortaleza


Fonte: CECOMSAER - FAB

A Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) recebe, esta semana, 120 militares que participam do Terceiro Torneio da Aviação de Reconhecimento, o TAREC 2009. Os três Esquadrões de Reconhecimento da Força Aérea Brasileira: O 1° Esquadrão do 6° Grupo de Aviação (1°/6°GAv Esquadrão Carcará), o 2° Esquadrão do 6° Grupo de Aviação (2°/6°GAv Esquadrão Guardião) e o 1° Esquadrão do 10° Grupo de Aviação (1°/10°GAv Esquadrão Poker) disputam o troféu. Cada uma das Unidades trouxe trinta militares para a competição, que tem como objetivo principal aprimorar a capacidade operacional das Unidades de Reconhecimento.

As tripulações estão disputando as provas operacionais e esportivas que compõe o Torneio da Aviação de Reconhecimento (TAREC 2009). Na competição Operacional serão avaliadas todas as fases da missão como: planejamento, navegação, precisão no cumprimento da Hora sobre o Objetivo (HSO), e o Relatório de Missão de Reconhecimento (REMIR).

III Força Aérea (Fae III) é a organização que coordena a TAREC e faz a supervisão para garantir que todos os objetivos do torneio sejam atingidos. “O Torneio é uma oportunidade de aprimoramento conjunto das Unidades Aéreas da Aviação de Reconhecimento”, afirma o Comandante da Fae III, Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Egito do Amaral, responsável pelas Aviações de Caça e de Reconhecimento de toda a Força Aérea Brasileira.


Além das provas aéreas os militares disputam ainda na parte operacional, uma corrida de orientação, uma prova de Tiro com Arma Portátil e uma prova de percepção de visual de Objetivos, que consiste na identificação de equipamentos militares de diversos tiipos e origens, apenas pela visualização rápida (em 5 segundos) de uma fotografias. O cronograma esportiva do TAREC contém provas de Cabo de Guerra, Vôlei e Natação.

AMX, learjets e o R-99 quando chegaram ontem a Fortaleza, para participar da competição
(Foto: Tuno Vieira)


Durante a TAREC, a Base Aérea de Fortaleza presta total apoio operacional aos esquadrões participantes, assim como a infra-estrutura necessária para a competição e o suporte aos militares que compõe a organização e arbitragem do Torneio. “É uma honra para a Base Aérea sediar esse tipo de torneio”, afirma o comandante da BAFZ Coronel Manoel Araújo da Silva Júnior.

A última competição foi realizada em Florianópolis, Santa Catarina. Este rodízio na escolha das sedes do TAREC faz com que as tripulações conheçam as características de operação das diferentes regiões do País.


B-25b FAB 40-2310 at Fortaleza AFB (Adjacento Field/Alto da Balança) - 1942

Confira o histórico do evento: (Copiei do Blog do Lauriberto) - Desde tempos imemoriais, os teóricos da Guerra postulam que o êxito nos conflitos é reflexo direto do grau de conhecimento sobre o oponente que os líderes militares possuem. Por esse motivo, o bom comandante deve, sempre, conhecer para obter vantagem; conhecer, para não ser surpreendido. Planejar sem informação é improdutivo; atacar o inimigo sem os dados de inteligência é uma temeridade.

Em 1867, durante a Guerra do Paraguai, o então General Duque de Caxias, empregou frágeis balões de ar quente para avaliar as posições fortificadas e colher valiosas informações sobre os meios de combate e dispositivos táticos do inimigo.

Com essa iniciativa pioneira, surgia uma das mais importantes missões da aviação militar: o Reconhecimento Aéreo. Reconhecimento Aéreo é uma tarefa tipicamente militar, que tem o propósito de obter informações sobre as atividades inimigas e o ambiente operacional, a partir de plataformas aeroespaciais.

O Reconhecimento Aéreo tornou-se uma ferramenta essencial para o Emprego do Poder Aéreo, pois possibilita a produção de conhecimentos, que alimenta o processo decisório em todos os níveis da guerra.

O Reconhecimento Aéreo na FAB nasceu em 1947, com a ativação do 1°/10º Grupo de Aviação de Reconhecimento-Foto e expandiu suas atividades em 1956, com a criação do 6º Grupo de Aviação, constituído pelo 1º/6º Grupo de Aviação, dedicado à Busca e Salvamento, e o 2º/6º Grupo de Aviação, ao Reconhecimento Fotográfico.

Nessa época, aeronaves R-20, RB-25, A/B-26, B-17 e RC-130E contribuíram decisivamente para a implantação da Aviação de Reconhecimento na Força Aérea e ajudaram a escrever parte da história do Brasil, ao contribuir para o levantamento aerofotogramétrico de grande parte do nosso território.

Contudo, foi na década de 1970 que o Reconhecimento Aéreo experimentou um progresso de fundamental importância para a aviação militar brasileira. Foi nessa época que surgiram as aeronaves RT-26 e R-95, adaptações feitas nos projetos Xavante e Bandeirante para atender às necessidades operacionais da missão de Reconhecimento Aéreo. Esses vetores e seus equipamentos proporcionaram enorme conhecimento técnico e permitiram um significativo salto doutrinário, lançando as bases para os anos vindouros.

Equipe prepara o R-99 para mais uma missão de busca eletrônica

O amadurecimento chegou com o RA-1, o R-35 e o R-99, equipados com máquinas fotográficas digitais, sensores eletrônicos e radares imageadores, aliados a avançados sistemas de navegação, que aumentaram a capacidade operacional da Força Aérea Brasileira, não apenas no campo de batalha, mas também na realização de suas atribuições subsidiárias.

O Torneiro da Aviação de Reconhecimento trata-se de uma competição entre as três Unidades Aéreas que realizam esse tipo de missão, dividindo-se em modalidades Aéreas e Desportivas, como: voleibol, corrida de orientação, cabo de guerra, tiro com arma portátil e o cumprimento das missões operacionais de Reconhecimento Aéreo.

A competição tem como objetivo consolidar e aprimorar a doutrina do Reconhecimento Aéreo, avaliar a capacidade das Unidades Aéreas, possibilitar o intercambio de experiências e conhecimentos entre os participantes, estimular e fortalecer o espírito de competição da Aviação de Reconhecimento; fortalecendo suas tradições; premiando as Unidades Aéreas e as Equipagens mais eficientes no emprego e utilização dos sensores aeroembarcados, bem como as equipes de apoio em terra, avaliando o moral, a disciplina e os demais aspectos de comportamento, além do grau de liderança do seu Comando.

Em 2007, o II Torneio da Aviação de Reconhecimento (TAREC) foi conduzido na Região Sul, com o apoio da Base Aérea de Florianópolis, testando, assim, as Unidades Aéreas (UAE) de Reconhecimento subordinadas à III FAE em um cenário compatível com as hipóteses de emprego desse tipo de missão num conflito real.
Visando ao aumento da competitividade, bem como a oportunidade de que todas as UAE conheçam as peculiaridades do emprego em outras Regiões do Brasil, a III Força Aérea concebeu a realização do III TAREC em Fortaleza, com características de relevo e vegetação bastante diferenciada do contexto da última competição na região Sul, contando com o apoio imprescindível do II COMAR e da Base Aérea de Fortaleza.

CHEGADA DAS AERONAVES: 23 /08/2009, a partir das 14h30, no Pátio de Estacionamento da Área Operacional.

ENCERRAMENTO DO III TAREC: solenidade militar alusiva em 28/08/2009, às 9h;
- Local: Pátio do Comando da Base Aérea de Fortaleza. Cerimônia de Encerramento/Premiação da III TAREC, às 10h30, no auditório da Base.