Avião da FAB provoca acidente no Montese

Fonte: Diário do Nordeste


Um avião do tipo F-103 Mirage da Força Aérea Brasileira (FAB), o mais veloz do Brasil, deixou os moradores do Montese sem energia e sem telefone das 10 às 16 horas de ontem. Por volta das 10 horas, a aeronave, já em processo de pouso, arrancou alguns fios de postes que ficam entre as ruas Equador e Antônio Fiúza próximas da rua Carloto Távora.

“O avião passou bem perto, fazendo muito barulho, por milagre não houve morte. O impacto foi grande”, lembra o aposentado Luiz Pinheiro, que mora no bairro há 45 anos. Segundo ele, os aviões da FAB sempre assustam os moradores porque fazem muito barulho na hora do pouso. “É um estrondo horrível, bem diferente dos aviões comerciais, que já desenvolveram motores mais silenciosos”.



O comandante do 1 Grupo de Defesa Aérea de Anápolis (GO), esquadrão que está em treinamento há duas semanas no Ceará, coronel José Eduardo Portela Almeida, explica que houve um imprevisto na missão de ontem. “Um dos aviões da missão rebocava um alvo que, durante o treinamento, caiu no mar. O cabo, feito de corda comum, que carregava o alvo ficou pendurado. Ainda se tentou soltá-lo em área reservada da FAB que fica em Aquiraz, mas não foi possível. Então o avião teve que pousar assim mesmo”, conta.

De acordo com o comandante, o piloto procurou voar o mais alto possível na hora de pousar, mas atingiu o limite de espaço máximo para pousar com segurança e não pode evitar o que aconteceu. Até porque de dentro da aeronave não é possível saber exatamente o que acontece fora, principalmente porque o cabo pendurado estava na parte de trás do avião.