Embraer entrega novo avião do presidente Lula



Embraer entrega em Brasília o novo avião do presidente Lula: o EMB-190

Fonte: VNews

A Embraer entregou em Brasília o primeiro EMB-190 ao governo brasileiro. Ele vai substituir o antigo "Sucatinha", que servia há mais de 30 anos ao presidente da república.

O Embraer 190 foi adaptado para servir a presidência. Ele tem uma ala reservada, onde o presidente da república pode fazer reuniões e dormir, isolado dos outros passageiros. A cabine comum tem 34 assentos. Há ainda um gabinete de comunicação via satélite, capaz de conectar a aeronave com qualquer lugar do país e do mundo.

A autonomia de voo é de 5.300 quilômetros. O avião foi entregue à Força Aérea Brasileira em uma solenidade em Brasília, com participação do comandante da aeronáutica Juniti Saito e o Ministro da Defesa Nelson Jobim.

A imagem “https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitKwaGfZkBXnSt95QxTb85lcBaPq3HRVaYm_wQw0M_k3w9yosOVK3kQLeaWLW23reYumDJv1s_QgXk4q-TpZrwDO9XEvtrh5TeKA5omh9DzPi9rD2PH4MgtGOZg17tbMc1Mc3eizK04OxR/s400/Bartolomeu+de+Gusm%C3%A3o+emb-190.jpg” contém erros e não pode ser exibida.

O contrato, que inclui duas aeronaves, é de 211 milhões de reais. O outro avião deve ser entregue até o fim do ano. Os jatos vão substituir os boeings 737 da FAB, conhecidos como Sucatinhas, e serão usados em viagens pelo Brasil e América Latina.

O Ministro da Defesa confirmou que o presidente Lula vai inaugurar o avião na semana que vem. Ele fará um voo entre Lisboa e Compenhage, na Dinamarca, onde será o anúncio da cidade sede das Olimpíadas de 2010.

Em entrevista coletiva, Jobim comentou a concorrência para escolha do FX-2, e reafirmou a preferência do governo pelo Caça Rafale, da França. Ele disse que a queda de dois aviões como esse no mar mediterrâneo não influi na escolha.