Irã testa míssil de longo alcance, diz TV

Forças armadas simulam guerra durante exercícios militares.
Míssil tem alcance de até 2.000 km.

Do G1, com informações das agências de notícias EFE e France Presse

As Forças Armadas do Irã lançaram nesta segunda-feira (28) “com sucesso” um míssil Shahab-3, de longo alcance, durante exercícios militares, informou a rede de TV iraniana em inglês Press-TV.

Os mísseis têm alcance de cerca de 2.000 km, podendo atingir, em tese, Israel, bases norte-americanas no Oriente Médio e parte da Turquia.


Tondar-69 (CSS-8) "Thunder" SRBM


Fateh-110 "Conquerer" SRBM


Zelzal "Earthquake" SRBM with new multiple launch system

No domingo (27), o Irã havia lançado dois mísseis de curto e médio alcance. Os canais estatais Al-Alam e Press TV mostraram imagens das manobras militares nas quais os mísseis de curto alcance Tondar-69 e Fateh-110 foram lançados em um terreno semelhante a um deserto. (Fotos acima)

As TVs não precisaram o alcance dos primeiros testes com mísseis, mas especialistas em defesa acreditam que o Fateh possa atingir alvos a 170 km de distância e o Tondar, a 150 km. Além disso, foram testados os mísseis Shahab-1 e Shagab-2.

Tensão
As manobras são realizadas após o recrudescimento das tensões entre o Irã, de um lado, e Estados Unidos, França e Grã-Bretanha, de outro, por causa da informação, divulgada no fim da semana passada, de que Teerã está construindo uma nova usina de enriquecimento de urânio.

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, disse que a única finalidade da usina é produzir energia, e que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), responsável por monitorar as questões nucleares mundiais, foi informada dos planos iranianos há poucos dias, mais de um ano antes de as instalações entrarem em operação.

Mesmo assim, os três países condenaram a iniciativa iraniana, e o presidente americano, Barack Obama, afirmou que prefere uma solução diplomática para a crise.

Representantes iranianos e de seis potências militares mundiais (EUA, Rússia, China, Grã-Bretanha, França e Alemanha) se reúnem em Genebra, Suíça, na quinta-feira (1º de outubro), para discutir com o Irã uma série de temas, incluindo o programa nuclear iraniano.