O Brasil vai comprar 5 aviões S-2T Turbo Tracker aos EUA

Fonte: Quintus - Com texto expandido do Bom Blog do Plano Brasil

Segundo a revista Airfoce Monthly a Marinha do Brasil estaria adiquirindo Junto aos EUA 5 aeronaves S-2T Traker, o número é inferior aos 6 previamente anunciados, entretanto na mesma matéria a revista confirma que existe ainda opções para mais 5 outras células.

O negócio deve ser concretizado ainda este ano no mais tardarna 1ª quinzena de dezembro e o valor não foi estipulado. As células adiquiridas pela MB estariam em ótimo estado entrtanto seriam submetidas a uma revisão total recebendo inclusive nova motorização Turbohélice e aviônica em estado-de-arte.


Os Tracker adiquiridos pela MB serão convertidos em aeronaves de alerta aéreo antecipado (AWACS) e cargueiros reabastecedores embarcado (KC),(COD).

As aeronaves são indicadas para as funções as quais pretende-se, sejam efetuadas, pelo fato de que seus pesos dimensões se adequão as exigidas para operação no São Paulo e consequentemente no Porta Aviões que o substituirá, a velocidade de operação bem como os custos operacionais das células tambéms são um fator positivo uma vez que os demais possíveis candidatos à AEW embarcados são demasiados complexos e caros de se adiquir e operar.

As aeronaves operarão abordo do Porta Aviões São Paulo e provavelmente de seu sucessor provendo cobertura aérea e extendendo o alcance da força aeronaval nele embarcados. O Tracker é uma plataforma robusta o qual já foi eperado pelo Brasil no extinto Gae (grupamento aéreo embarcado) da Força Aérea Brasileira, o qual operava apartir do saudoso Porta Aviões Minas Gerais.


As células da Fab foram desativadas e vendidas sendo algumas doadas para museus. Espera-se que as novas células possam operar por pelo menos 15 anos após o seu extenso programa de revisão o qual inclusive diminuirá em algumas toneladas o peso vazio das aeronaves por conta da substituição dos pesados motores radiais por uma motorização mais moderna, silenciosa econômica e tecnológicamente mais adequada.

Com esta aquisição a Marinha do Brasil dará um sensível salto em direção ao aumento do poder dissuasor de sua frota uma vez que o Porta Aviões São Paulo, A-12 contará com cobertura aérea podendo prover mais eficiente a defesa e controle do espaço aéreo sircundante.