Aeroporto amplia terminal

Fonte: Diário do Nordeste

Um novo terminal e um edifício-garagem devem ser construídos. Obras não têm prazo definido para terminar

O Aeroporto Internacional Pinto Martins vai receber um investimento de R$ 500 milhões para sua reforma e ampliação. Essas obras visam à Copa do Mundo de 2014, sendo Fortaleza umas das suas subsedes.

Um novo terminal de passageiros e um edifício-garagem devem ser construídos para que seja comportado um número maior de turistas que vem assistir à Copa no Ceará.

A empresa responsável pelo projeto deve concluí-lo no próximo ano. Já as obras devem ter início em 2011 ou 2012, mas ainda não existe data definida para finalizá-las.

O terminal usado hoje tem capacidade para receber três milhões de passageiros por ano. O que será construído poderá receber oito milhões. Esse terminal será edificado onde, hoje, fica o terminal de cargas, localizado ao lado do de passageiros.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) espera que, no ano da Copa, 45% da nova construção esteja operando. "Com o atual terminal funcionando normalmente e o novo com 45% da capacidade, Fortaleza estará preparada para receber os turistas", informou a assessoria de imprensa do órgão.

Se a capacidade de passageiros do aeroporto vai aumentar, o número de vagas para veículos também. Um edifício-garagem com mil vagas será construído e vai se juntar às 900 vagas existentes hoje.

O investimento da ordem de R$ 500 milhões necessários para as obras deve ser compartilhado entre a Infraero e os governos Federal e Estadual. Também existe a possibilidade de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) serem usados.