Além da Tchecoslováquia, em 1948 o recém-criado Estado de Israel também adquiriu o aparelho (25 unidades), devido ao baixo custo. Foi a primeira linha de defesa do estado judeu durante pouco mais de um ano, quando então foi substituído pelos Mustang e Spitfire, a partir de 1949.

Avia S-199 Nezek

By Vinna


O Me.109 (ou Bf.109 nas primeiras versões) é o mais famoso caça alemão do período da II Guerra Mundial. Sua construção teve início em 1934 sob a direção de Willy Messerschmitt na então Fábrica Bávara de Aviões (Bayerischen Flugzeugwerken - daí a sigla Bf) em Augsburg-Haunstetten, Alemanha. Desde que apareceu pela primeira vez em 1935 até 1940, o Messerschmit modelo Me-109, era considerado o melhor avião de caça do mundo. Foi projetado a pedido pelo governo alemão, para substituir o Heinkel He.51 e o Arado Ar.68.

Os primeiros modelos foram encomendados como Bf 109B-0. Estes foram enviados a Espanha onde foram submetidos a testes de avaliação logo na segunda metade de 1936, durante a primeira fase da Guerra Civil Espanhola. A versão Bf-109B foi lançada logo em 1937, sendo 45 deles enviados para combater em Espanha. De 1937 até a Segunda Guerra Mundial, todas as unidades de caça foram equipadas com esta aeronave e muitas as mantiveram recebendo permanentes melhorias até o fim da guerra. Também outras numerosas forças aéreas adquiriram aviões deste modelo, por exemplo, Finlândia, Croácia, Romênia, Hungria e Suíça. O Bf 109 serviu também, além de sua função principal de caça, como caça-bombardeiro, caça noturno e aeronave de reconhecimento.

Com o fim da Segunda Guerra, o Me.109 continuou a ser produzido em Espanha e também na República Checa (Avia) e a aeronave voltou a ser utilizada operacionalmente por estes países e Israel, nas suas lutas pela independência.


As primeiras unidades do Me-109 Tchecoslovaco foram conhecidas como S-99 e eram na prática equivalentes ao Me-109G, equipado com o motor Daimler Benz DB-605. Os primeiros 20 S-99, foram produzidos desarmados e adaptados para instrução. (foto acima)

Versão de Treinamento do S-99

Porém, devido a problemas de fabricação e o pequeno numero destes motores. Optou-se pela instalação do um motor Hispano-Suiza HA-1122 (Junkers Jumo-211), que tinha sido utilizado pelos alemães para motorizar bombardeiros.

O Avia S-199 foi, portanto mais uma versão do Messerschmitt Bf 109G, construído na Tchecoslovakia pela Avia Company, utilizando projetos e peças que sobraram na fábrica da Luftwaffe baseada no país durante a Segunda Guerra Mundial.

A solução não foi das melhores e o S-199 acabou saindo muito pior que o S-99, e foi considerado por muitos como o pior Me-109 fabricado. O motor Jumo-211 era mais pesado e 33% menos potente que o motor anterior. A manobrabilidade da aeronave é claro foi afetado pelo fato de uma hélice exageradamente grande ter sido aplicada ao motor.


Assim a Avia redesignou a aeronave para S-199 (foto a acima). O desempenho passou a ser muito inferior ao original, devido principalmente a limitada potência do motor. A partir daí a aeronave ganhou o apelido de Mezek (Mula). Para piorar as coisas problemas com a linha de produção levaram, por exemplo, a problemas de hélice mal sincronizada com os canhões instalados. Por isso há relatos de aeronaves que dispararam sobre as suas próprias hélices. Especialmente quando do uso em combate das aeronaves utilizadas por Israel na Guerra de Independência de 1948.

Versão de Treinamento do S-199

Quando da Criação do Estado de Israel, quando o Estado de Israel foi criado, a Palestina era governada pela Inglaterra desde 1916. Poucas horas antes de se esgotar o mandato inglês sobre a Palestina, no dia 14 de maio de 1948, foi criado o Estado de Israel. As fronteiras foram demarcadas pelas Nações Unidas, ocupadas pela força das tropas Judaicas encontravam-se cercadas pelos exércitos muçulmanos da liga Árabe, prontas a esmagarem o novo Estado logo que este fosse proclamado.


À meia noite do mesmo dia o Estado de Israel era criado oficialmente. Minutos depois, a liga Árabe (Tranjordânia, Egipto, Iraque, Síria e Líbano) invadiam o novo Estado. Os E.U.A. foram a primeira nação a reconhecer Estado de Israel como um pais independente. O exército árabe era mais numeroso e melhor armado mas os judeus eram mais disciplinados e mais bem chefiados e lutavam pela sobrevivência. Por isso conseguiram resistir o tempo suficiente para receberem reforços em armamento e treinar jovens de ambos os sexos para defrontar os árabes que não esperavam grande resistência e subestimaram os árabes. Resultado desta guerra de 1948/49: vitória israelita que conseguiu além de expulsar os árabes, aumentar em 1/3 o seu território.


Ja que Israel imediatamente entrou em guerra com os seus vizinhos árabes. Numa tentativa desesperada para criar uma força militar à altura de defender o país, os israelitas recorreram a todo o tipo de soluções que se lhes apresentaram.

Com problemas em obter aeronaves britânicas Spitfire (o Estado de Israel não existia oficialmente, portanto não poderia comprar armas de modo lícito, então recorreu a operações de contrabando), uma das soluções foi optar pelo S-199 Tchecoslovaco, mesmo sendo uma versão do mítico avião do II Reich alemão, o Messerschmitt Me-109.


Os S-199 não foram as melhores. As dificuldades da aeronave eram conhecidas e a sua manobrabilidade foi sempre deficiente. Durante o conflito pelo menos seis caças Spitfire, na maioria dos casos Mk.V egipcios foram abatidos. Foram encomendados 25 exemplares, tendo um sido apreendido em Itália.

No entanto, o S.199 foi o primeiro caça operacional da Força Aérea de Israel. Embora do ponto de vista operacional ele não registasse vitórias significativas ele foi muito mais uma arma psicológica que favoreceu a moral da população de Israel que um equipamento militar eficiente. Em apenas um ano a maioria das aeronaves ficou no chão, por falta de peças e avarias, sendo rapidamente substituído por caças Spitfire e Mustang.

Um procedimento típico adotado por Israel no seu derradeiro “Esquadrão 101” consistia no seguinte: Sempre que saíam em missão faziam decolar primeiro os Spitfire, depois os P-51 e por último os S-199. E a explicação era simples: Como os S-199, com freqüência davam problemas mecânicos e a pilotagem era perigosa, decolava por último para não bloquear a pista em caso de pane ou acidente.

Apesar de inúmeros problemas e uma grande impopularidade entre os pilotos, alcançou fama, sendo reconhecido como o primeiro caça da Força Aérea de Israel. A Avia chegou a produzir 551 unidades do S-199.

O modelo S-199 tinha um a envergadura de 9,92m e o comprimento de 9,10m. Suportava peso máximo de decolagem de 3.730Kg; atingia a velocidade máxima de 598Km/h, com alcance de860Km e teto de 9.500m. A aeronave estava armada com duas metralhadoras de 13,10mm (calibre .50) mais dois canhões de 20mm.

Se entre os pilotos Tchecos era conhecido como Nezek, "Mula" enquanto em Israel foi oficialmente conhecido como Sakeen, "Faca, em hebraico". Na prática, o Avia foi chamado de Messerschmitt ou Messer, que também significa "Faca" em alemão e Yiddish.




Avia S-99 Nas cores da Força Aérea da Tchecoeslovaquia - Versão desaarmada para treinamento

Avia S-199 Nezek - Nas cores da Força Aérea da Tchecoeslovaquia

Avia S-199 - Sakeen - Nas Cores da Força Aérea de Israel

Ficha técnica:

Dimensões:
Comprimento: 8.94 M
Envergadura: 9.92 M
Altura: 2.59 1 x motores Junkers Jumo-211F

Peso / Cap. carga
Peso vazio: 2650 Kg
Peso máximo/descolagem: 3740 Kg
Numero de suportes p/ armas: 2

Velocidade / Autonomia
Velocidade Maxima: 590 Km/h
Máxima(nível do mar): 500 Km/h
De cruzeiro: 450 Km/h

Motores/ Potência
Potência total: 1200 HP/CV

Tripulação / passageiros: 1

Autonomia standard /carregado : 1200 Km
Autonomia máxima / leve 1700 Km.
Altitude máxima: 8686 Metros


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