BACHELET AGRADECE PAÍSES QUE PARTICIPAM DE EXERCÍCIO MILITAR

Fonte: ANSA

A presidente do Chile, Michelle Bachelet, agradeceu hoje a participação de países da América Latina no exercício militar Salitre 2009, iniciativa definida por ela como "eminentemente pacífica" e de "integração e transparência".

Durante a inauguração de novos escritórios do Ministério da Defesa, a mandatária enviou uma saudação aos oficiais que participam da diretamente da operação e aos militares dos países que acompanham os exercícios como observadores.

"Quero aproveitar esta oportunidade para enviar daqui uma saudação afetuosa aos quase dois mil militares da Força Aérea de Argentina, Brasil, Estados Unidos e França, que, junto com a Força Aérea do Chile, iniciaram na quarta-feira passada o exercício Salitre 2009", disse Bachelet.

Em seguida, ela estendeu uma saudação e um agradecimento "à Venezuela, Equador, México e Bolívia, por ter aceitado o convite feito pelo Chile para participar como observadores desse exercício".

A operação conjunta que acontece no norte chileno "tem o mesmo objetivo que muitas outras iniciativas", disse Bachelet. "Estamos convencidos de que a integração e a transparência são o melhor caminho para garantir a paz", completou.
Bachelet pretende visitar a região em que os militares fazem o exercício conjunto na próxima quarta-feira, quando a operação Salitre 2009 entrar em sua fase conclusiva.

As novas instalações do Ministério da Defesa, inauguradas hoje por Bachelet, se situam em frente ao Palácio La Moneda. O novo edifício é o mesmo que foi utilizado pelo minsitério até o golpe de Estado de 1973, que pôs no poder o general Augusto Pinochet.