De FAL á PARAFAL exército terá maior portabilidade e baixo custo!

Fonte: IMBEL - Informativo nº11 Via: Flavio - Leitor e Amigo do Blog Arte Bélica.


Transformação de Fuzis FAL em PARAFAL para o Exército Brasileiro, proporciona arma nova e maior portabilidade, a baixo custo.


Atendendo contrato com o Exército Brasileiro, a IMBEL está transformando um primeiro lote de fuzis FAL 7,62mm M964 em Fuzis PARAFAL 7,62mm M964 A1 MD1.


A transformação é feita pela substituição de uma serie de peças do FAL, por um kit de peças novas do PARAFAL, além da recuperação das peças antigas que irão compor o novo armamento. Algumas peculiaridades desta transformação são a sustituição do cano longo por um cano curto e coronha de alumínio por uma de polímero de alta resistência, desenvolvida pela IMBEL.

Com esta transformação, o Exército Brasileiro consegue recuperar fuzis com idade média de 30 anos, obtendo uma arma nova e um baixo custo, além de garantir para suas tropas maior mobilidade com o fúzil de peso e tamanho reduzidos. Por essas características, que lhe conferem maior portabilidade e mantém o alto poder de fogo, o PARAFAL 7,62mm A1 MD1 poderá equipar as tropas de operação especiais, páraquedistas, aerotransportadas, de selva, blindadas e mecanizadas.


Em razão da aceitação do PARAFAL 7,62mm M964 A1 MD1, existe a perspectiva de que esse modelo se torne padrão para o Exército Brasileiro e de que outros dois lotes de FAL M964 venham a ser contratados para sofrerem essa recuperação e transformação.

A IMBEL continua, ainda, trabalhando na modernização do FAL e do Fuzil 5,56mm, de forma a atender novos requisitos operacionais do EB. Estes fuzis, que têm lançamento previsto para 2010, contarão com nova ergonomia, coronha retrátil e ou extensível, trilho de suporte para instrumentos óticos já no modelo 'Standard' e aperfeiçoamento da engenharia dos componentes.