FAB utiliza POD Litening durante Operação Laçador
Guerra simulada continua mesmo com falta de luz na Base Aérea de Canoas.

Fonte: Defesa Brasil *Com informações do site da Operação Laçador

A Operação Laçador que teve início no dia 16 e se estende até o dia 27 deste mês, viveu hoje uma situação inesperada. Um vendaval atingiu a região da Base Aérea de Canoas, Base que abriga a Força Aérea Componente (FAC 106), e devido aos ventos de mais de 100km/h algumas árvores acabaram sendo derrubadas, e uma delas acabou caindo sobre a rede elétrica da Base.

A Base ficou sem energia elétrica por cerca de uma hora, porem as atividades não forma interrompidas e as operações da FAC 106 e de outras unidades envolvidas na Guerra Simulada continuaram como previsto.

Uma dessas atividades previstas para hoje foi o Ataque ao Solo simulado, realizado pelas aeronaves A-1A do Esquadrão Centauro com o uso de POD's designadores de alvo Rafael Litening. A Força Aérea Brasileira adquiriu os POD's em 2006, mas essa é a primeira vez que uma aeronave da FAB é vista com esse equipamento.

Atualmente a FAB possui duas aeronaves com capacidade para utilizar esse POD, são os F-5M e os A-1 do 3ºlote. As aeronaves A-1 do 1º e 2º lotes não podem operar esse equipamento por não terem aviônica preparada, porem após a modernização programada todos os A-1 serão capazes de utilizar POD's de designação, de reconhecimento, de guerra eletrônica e armas inteligentes.